OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 27 de março de 2023

VIAGEM A BOLÍVIA

Caríssimos Filhos e Filhas, saudações em Jesus Cristo envio.
   Entre os dias 15 e 23 de março tive o privilégio de visitar a Bolívia. Isso aconteceu graças a Deus e a bondade dos meus Irmão Oblatos da Província do Brasil, que assumiram as despesas. Assim, foi possível acompanhar nosso sexto diácono, Weverson Almeida de Sousa, que ia iniciar seu estágio pastoral e missionário na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho em Catavi – Llallagua, com o Padre Eduardo, OMI. 

(No aeroporto e aos pés de Nossa Senhora da Assunção, em Llallagua)

    O Diácono José Adauto, já está na Bolívia, em Llallagua, desde 07 de fevereiro de 2023. Ficamos felizes porque o encontramos bem entrosado na realidade local (paroquial e boliviana), arranhando espanhol com muita coragem. 
    Esta viagem não tinha nada de turismo, foi principalmente a ocasião de refletir com os responsáveis do BOLPER (Delegação OMI BOLÍVIA-PERU) e da Diocese de Potosí, sobre a continuação da experiência missionária dos nossos diáconos diocesanos. Depois de cinco anos (primeiros diáconos da nossa Diocese viajaram a Bolívia em fevereiro de 2018) e hoje com a chegada do sexto diácono, não se trata mais de uma simples iniciativa pontual, pois tudo evoluiu para um projeto sério de estágio missionário e cooperação pastoral. 
    Todas as reuniões: com Padre Roberto Carrasco,OMI – Superior de BOLPER, com o Bispo de Potosí, Dom Nicolás Renán Aguilera Arroyo, com o Pe. Gary, OMI – Pároco de Llallagua e Pe. Eduardo – Pároco de Catavi, foram motivo de alegria e santo orgulho para mim. 
    Primeiro: todos elogiaram nossa iniciativa, a disponibilidade, a maturidade e a dedicação dos nossos diáconos. Segundo: todos estão abertos e querem que continue este trabalho. Terceiro: BOLPER e a Diocese de Potosi estão abertas para estreitar ainda mais a nossa cooperação missionária e na medida do possível enriquecer com novas iniciativas pastorais e até formativas. Este ano será importante para todos os envolvidos, no discernimento dos próximos passos. 

(Seminarista Cristian, Diác. Weverson, D. João, Pe. Eduardo, Diác. Adauto e Pe. Gary)

 
(com Bispo de Potosí, Dom Nicolás Renán)

  Minha alegria e meu orgulho são justificados pelo trabalho sério que os quatro primeiros diáconos fizeram na Bolívia. Deixaram somente as saudades e boas lembranças. É até hoje reconhecida sua abertura respeitosa para com a realidade religiosa e social da Bolívia, sua maturidade nos relacionamentos com a comunidade OMI e com o povo boliviano. MUITO OBRIGADO Padre Emerson Adriano, Padre Luís Henrique, Padre Josivaldo e Padre Manoel Junior, por tudo isto. Agora é a vez dos Diáconos Adauto e Weverson. Então, que façam o melhor possível, para glória de Deus e o bem dos Irmãos. 

(com o Bispo de Potosí)

 
(Convento das carmelitas – Potosí)


    Ao finalizar este pequeno relato, peço vossas orações pelos diáconos da nossa Diocese que estão no seu estágio missionário na Bolívia. Agradeço a Deus por todos os envolvidos com este projeto, por todos que nos apoiam, materialmente e espiritualmente, e pelo Povo de Deus da Bolívia, que com incrível abertura e hospitalidade acolhe cada um dos nossos diáconos. 
     Peço, mais uma vez, vossas orações, esta vez por todos os que se preparam para no futuro enfrentar este desafio e levar para a frente nossa iniciativa missionária. Também pelos trabalhos que nos esperam para formalizar e estreitar nossa cooperação missionária entre a Diocese de Zé Doca, Diocese de Potosí e BOLPER. 
     Muitas bênçãos de Deus desejo,

Dom João Kot, OMI
Zé Doca, 26 de março de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário