OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 1 de junho de 2023

MISSÃO LLALLAGUA – BOLÍVIA, DIÁCONO ADAUTO GUERRA





 Minha missão na Bolívia iniciou-se no dia 07 de fevereiro de 2023, no qual, o Padre Manoel Junior, teve a incumbência de me trazer a Bolívia e apresentar ao Estado de Cochabamba, ponto de apoio da missão e para os tramites do visto, a Cidade Llallagua onde está sendo a missão e ao Estado Potosí, para me apresentar ao Bispo Diocesano Nicolás Renán, a qual a Paróquia Nossa Senhora da Assunção - Llallagua faz parte.

Após essa primeira etapa, iniciou-se a missão com os primeiros “choques”, a dificuldade de se comunicar em casteliano (espanhol), a cultura muito distinta do povo e principalmente o frio, devido a altitude (3900 metros). Porém, fui muito bem acolhido pelo Pároco Padre Gary Zapata, OMI, que me ajudou e ainda ajuda muito nesses pontos de dificuldades, e também o povo é muito amável, acolhedor e compreensível, e isso faz com que nos sentimos tranquilos e motivados a se superar e se enquadrar nessa nova realidade.







Teve o encontro com os Oblatos responsáveis pela missão Bolívia /Peru (BOPER) superior Padre Roberto Carrasco, o representante da Bolivia, Padre Guilhermo, e Também o Diácono Brasileiro George, que me acolheram maravilhosamente bem, com apoio e incentivos. Também fui contemplado com a ilustre visita de Dom João Kot, OMI, que veio introduzir o Diácono Weverson na Paróquia da Catavi, foi minha vez de refazer a rota de conhecimento das cidades e pessoas envolvidas na missão.

 





Uma paróquia cheia de atividades e de pastorais, as quais, fui incumbido por padre Gary a acompanhar algumas, desafio esse que ajuda muito processo de enculturação, e também auxiliando o Padre nas Missas, e nas celebrações da Palavra na Igreja, batizando, assistindo aos Matrimônios, acompanhando procissões, desfile de bandas (em um País em que o povo é muito alegre e festeiro), celebrando também nas Escolas e Faculdades, na subprefeitura, hospital, no  cemitério, visita ao presidio, etc... E também celebrando em paróquias vizinhas, como em Catavi, e nas cidades de Uncia e Chayanta.








Está sendo uma experiência enriquecedora, cheio de desafios e superações, onde aprendo um pouco mais a cada dia e me encanto com a cultura, com a paisagem, com as “llamitas”, com a alegria do povo (só não com o frio). Agradeço ao nosso bispo diocesano Dom João Kot, OMI, por essa oportunidade de viver uma missão tão enriquecedora e que esta sendo pra mim uma fonte de aprendizado. 


Paz e Bem,

Diácono Adauto Guerra.







E demais fotos... Gracias!









Nenhum comentário:

Postar um comentário