São tempos e lugares onde é desafiador pregar o Evangelho, mas nenhuma dificuldade dessa pode nos afastar da pregação da Verdade e da Esperança.
Mais uma vez tive o privilégio de celebrar numa das unidades prisionais no território da nossa Diocese, mais uma vez em Zé Doca. Considero isso uma graça e me sinto honrado poder contribuir, pelo menos um pouco, tentando levar com todo o respeito a Palavra de Deus, àqueles que precisam de incentivos e que não devem desistir de sonhar uma vida nova e melhor.
Da primeira leitura do dia destaquei a seguinte mensagem: “Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar;” (Is 48,18). Sem dúvida nenhuma diferente seria nossa vida, falei não apenas aos internos, mas a todos nós, se a gente seguisse os mandamentos de Deus. Não seria mais fácil, mas com certeza seria diferente e mais abençoada. E para que isso possa acontecer, nunca é tarde.
Agradeço aos internos que participaram da Missa, aqueles que se apresentaram e outros que com humildade me atenderam e permitiram que os abençoasse, e pelo lanche que compartilhamos.
Agradeço ao Diretor da Unidade Prisional de Zé Doca, Dr. Pedro Rogério, ao Dr. Ednaldo Carvalho Oliveira e a todos os que trabalham como funcionários administrativos, agentes de segurança e da saúde, pelos serviços prestados, pelas iniciativas e projetos de desenvolvimento humano e social dos internos. É uma grande satisfação perceber que não é apenas um presídio, mas que também se tenta restaurar a dignidade humana, redescobrir os talentos e semear a esperança no árduo desafio do processo de ressocialização.
Agradeço ao Padre Sidônio Nogueira, aos membros da Pastoral Carcerária e aos Irmãos Lassalistas (Paróquia São João B. de la Salle e N. Sra. Aparecida) pelos trabalhos missionários e a prontidão de atender aqueles que mais precisam, esperam algum gesto de solidariedade fraterna, antes de qualquer julgamento ou condenação, para se reerguer.
DEUS VOS ABENÇOE. FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO. QUE O ANO DE 2024 SEJA MELHOR.
+ João Kot, OMI
Zé Doca, 16 de dezembro de 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário