OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 30 de maio de 2024

FESTEJO DE NOSSA SENHORA MÃE DA IGREJA EM GODOFREDO VIANA

 


O mês de maio é tradicionalmente dedicado à contemplação e devoção à Virgem Maria. Neste ano de 2024, a paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Godofredo Viana, celebrou pela primeira vez o festejo de sua padroeira, marcando um momento histórico.


A programação envolveu todas as comunidades, pastorais e movimentos da paróquia. Durante o mês, a imagem da padroeira peregrinou por todas as comunidades, acompanhada de celebrações da Santa Missa nas residências dos fiéis. Este período de peregrinação foi um prelúdio para a grande celebração que se seguiu na Igreja Matriz.



Por nove noites, a Igreja Matriz foi o epicentro da festividade. As celebrações foram presididas pelos padres da Forania Nossa Senhora da Conceição e pelo Bispo Diocesano Dom João Kot, atraindo uma participação expressiva da comunidade. Padre João Batista Silva e Silva destacou a importância do evento, lembrando que a paróquia é a única no Maranhão a possuir o título de Maria Mãe da Igreja, título este instituído pelo Papa Francisco em 2018. "Esta festa é tão grandiosa que começa numa solenidade e termina em outra", enfatizou o padre, referindo-se ao início das comemorações no dia de Pentecostes e seu encerramento na solenidade da Santíssima Trindade.





Cada noite da festividade foi repleta de homenagens a Nossa Senhora, com músicas, coreografias e coroação, celebrando seus diversos títulos. No último dia, uma procissão com a imagem de Nossa Senhora Mãe da Igreja percorreu algumas ruas da cidade, partindo da Capela de São Sebastião, no Bairro do Alegre, até a Igreja Matriz.






Assim, após mais de 50 anos da instituição da paróquia, Godofredo Viana testemunhou o primeiro festejo em honra a Nossa Senhora Mãe da Igreja, marcando uma nova era de devoção e unidade para a comunidade.










Fotos e texto por : Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA CARUTAPERA – MA, 1º FESTEJO DE SANTA RITA DE CÁSSIA – ANO 2024



A Comunidade Católica Carutaperense, vivenciou no período de 11/05 a 22/05, a primeira festividade paroquial de Santa Rita de Cássia. Teve como tema: “Inspirados no testemunho de Santa Rita de Cássia, caminhemos na fé e na missão”. Foram Doze dias de muita alegria, entusiasmo e encontro de boa convivência para celebrar este momento de devoção e fé. Santa Rita, nossa padroeira é conhecida como a santa das causas impossíveis e protetora das viúvas. Este ano, o festejo contou com 12 dias de festividade, havendo a celebração eucarística todas as noites com celebrantes convidados de várias foranias.


1º Pároco na Paróquia Santa Rita de Cássia – Paulo Ricardo Marques Teixeira No dia 22 de maio realizou-se uma linda Procissão em homenagem à Santa Rita de Cássia, contou com um grande número fiéis, que percorreram as ruas de Carutapera – MA demonstrando sua fé e gratidão pelas bençãos alcançadas, com muita alegria e louvando a Deus. Após a procissão, foi realizado a santa missa, com muito fervor e devoção, com a presença de nosso Bispo Dom João Kot, que presidiu a celebração Eucarística de encerramento.

Agradecemos a Deus e Santa Rita de Cássia, por nos conduzir neste festejo, aos colaboradores que nos ajudaram diretamente ou indiretamente, á todos que dispuseram-se e doaram-se para realização de nosso primeiro festejo de Santa Rita de Cássia, como paróquia. Ao nosso Pároco, Pe. Paulo Ricardo Teixeira Marques por toda ajuda e orientação, sempre disposto a fazer o melhor por sua comunidade. Desejamos que Santa Rita de Cássia os abençoe e nos encontraremos se assim Deus permitir na festividade de 2025!!

Fotos: Pascom Da Paróquia Santa Rita De Cássia
Texto: Evanilde Dias e Sayara Potter












terça-feira, 28 de maio de 2024

ENCONTRO DO CLERO DA DIOCESE DE ZÉ DOCA

 



Durante os dias 27 e 28 do mês de Maio, aconteceu no Centro Diocesano São João XXIII o encontro do clero para tratar sobre os mais diversos assuntos que tocam a realidade da nossa Diocese. 

Pela manhã e tarde iniciaram algumas reuniões mais específicas na casa do nosso Bispo diocesano, Dom João Kot, junto aos Vigários Foraneos e o conselho dos presbíteros. 

Ao fim da tarde todos se reuniram na capela Nossa Senhora de Guadalupe, no centro diocesano, para a Celebração da Eucaristia, seguido de uma primeira reunião apresentando os primeiros trabalhos e encerrando após com um momento de lazer pra finalizar o dia.





No dia seguinte, após a oração das Laudes, começaram a segunda parte das reuniões, tratando dos mais diversos assuntos: economato da diocese, conselho de Liturgia, escola diaconal, entre outros. 






Algumas pequenas pontuações ainda foram ditas a pequenos grupos para um melhor andamento nos trabalhos futuros, antes de encerrarem o encontro com o almoço e despedida.

Nossa Diocese se alegra ao ver nossos padres reunidos e empenhados em ser esta igreja una e que se esforçam para pastorear as ovelhas que lhes foram confiadas. Rogamos ao Bom Deus que sempre os fortaleçam na caminhada e que perseveram sempre em fazer aquilo que Deus os chama a fazer.

quarta-feira, 22 de maio de 2024

ENCONTRO VOCACIONAL- FORANIA SANTO ANTÔNIO



No dia 18 do mês corrente, aconteceu em Zé Doca o encontro vocacional da forania Santo Antônio. Estiveram presentes jovens das paróquias: São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida (Araguanã), São João Batista (São João do Caru) e Paróquia Catedral de Santo Antônio (Zé Doca).

O Encontro foi realizado no Salão paroquial da paróquia Catedral de Santo Antônio. Estiveram no encontro, o Vigário forâneo Padre André e Padre Erenaldo, pároco da Paróquia Catedral. No início do encontro, os seminaristas Jakson e Wanderson, fizeram a acolhida dos participantes, conduziram a oração e dinâmica de apresentação dos jovens.




Após a dinâmica, o reitor do seminário Maior Pe. Brito introduziu o assunto comentando da importância do encontro e seu objetivo; questionando os jovens acerca do chamado que Deus faz a cada um. O chamado é sempre divino, mas a resposta é humana, por isto é necessário ouvirmos os apelos de Deus.



Durante o encontro, aconteceu estudos bíblicos, oração do Santo terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa.

Texto por : Seminarista Jakson Silva

Imagens por : Seminarista Wanderson.


FESTEJO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA COMUNIDADE CAJUEIRO EM MARACAÇUMÉ.


A devoção a Mãe de Jesus é presente em todo mundo, em nossa diocese principalmente é muito comum encontrarmos uma comunidade que festeja um titulo da Virgem Maria, na Paróquia da Imaculada Conceição em Maracaçumé, a comunidade de Cajueiro que esse ano completa 56 anos de existência, possui já oficialmente 9 anos que festeja Nossa Senhora de Fátima.

É uma devoção a Virgem Maria que aproxima a comunidade do mistério redentor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nestes anos de muita devoção o povo sempre demonstra esse carinha filial por Nossa Senhora, onde podemos perceber nas orações do Santo Rosário, assim como nas Santas Missas, realmente a Mãe de Deus sempre auxilia seus filhos amados.


Para melhor vivencia da fé e meditação da palavra de Deus, a comunidade trouxe como Tema: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. (Lc 1,28). Lema: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre”. (Lc 1,42).

Foram dias de celebrações e vivencia dos mistérios sagrados, orações do rosário, oficio de Nossa Senhora e santa Missa nas famílias no Pré-festejo, e nos 13 dias de celebrações na capela de Nossa Senhora de Fátima, a participação do povo afirmou com muita clareza o carinho e confiança na intercessão de Nossa Senhora.

Celebrar um titulo de Nossa Senhora é reconhecer o amor de Deus pela humanidade, pois, não nos deixou órfãos, deu-nos uma Mãe para que pudéssemos recorrer nas necessidades e aflições, que Nossa Senhora de Fátima nos ajude a seguir mais fielmente seu amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.