OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 30 de junho de 2024

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO II CONCURSO LITERÁRIO DA DIOCESE DE ZÉ DOCA

 

Aconteceu hoje, dia 30 de Junho de 2024, a cerimônia de encerramento do II CONCURSO LITERÁRIO DA DIOCESE DE ZÉ DOCA, realizado no Centro Diocesano São João XXIII.

Foi um evento simples, porém de grande importância, onde pudemos contar com a presença de membros da Academia Zedoquense de Letras, o Bispo de nossa diocese, Dom João Kot, além de alguns padres e professores de nosso município, juntamente com os premiados do concurso.



A Cerimônia foi aberta pela palavra do mestre desta Cerimônia, Pe. Pedro Eduardo Silva Lira, e logo após foi proclamado o Evangelho de Lucas 10,25-37, onde retratava a parábola do Bom Samaritano, versículo-tema do Concurso. O lema foi inspirado no versículo 37: "Aquele que tratou com misericórdia... (cf. Lc. 10,37)


Dom João Kot, fez sua colocação inicial e começaram as premiações.

Primeiro foram premiados, os poemas que alcançaram um grande destaque, apesar de não terem conseguido a classificação no pódio.

A cada premiação anunciada, foram reproduzidas em vídeo, para todos os presentes, os poemas e fragmentos dos contos premiados, além dos destaques, interpretados pelos mais diversos profissionais e leigos.

Ao final da premiação, foi tirada a foto oficial do evento (foto no início desta postagem) e realizado um pequeno coquetel com os presentes.

Depois de nove meses de trabalhos, mais uma vez reiteramos nossa gratidão a todos os envolvidos no processo e todos que dispuseram seu tempo e nos enviaram seus textos. 

Algumas fotos do evento:















Texto por: Renan Pereira

Fotos por: Comunidade Novo Ardor

terça-feira, 18 de junho de 2024

FESTIVIDADE DE SANTO ANTÔNIO COM NOSSOS SEMINARISTAS EM SÃO PAULO



A linguagem é viva, quando falam as obras. Quem está cheio do Espírito Santo fala várias línguas. As várias línguas são os vários testemunhos sobre Cristo, como a humildade, a pobreza, a paciência e a obediência; falamo-las, quando mostramos aos outros estas virtudes na nossa vida. A linguagem é viva, quando falam as obras. Cessem, portanto, as palavras e falem as obras.  

(DOS SERMÕES DE SANTO SANTO ANTÔNIO, I 266)

Amados irmãos e irmãs, querido povo de Deus da nossa Diocese de Zé Doca. Com o tema "A exemplo de Santo Antônio, sejamos perseverantes na oração", entre dias 10 a 12 de junho, no Seminário Maria Mater Ecclesiae (Itapecerica da Serra – SP), nossos seminaristas que estudam neste seminário festejaram com muita fé e piedade a Santo Antônio, padroeiro da nossa querida e amada Diocese de Zé Doca. Momento marcado de muitas orações e reflexões sobre a vida e missão deste grande santo, seus inúmeros milagres, assim, também o tema deste ano nos convida a aprofundar em nossa vida de oração, neste ano dedicado em toda a Igreja como o ANO DA ORAÇÃO.

A celebração da memória de Santo Antônio foi um momento de grande piedade e de oração. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Vandoir Antônio LC, diretor Espiritual dos nossos seminaristas, e contou com a concelebração da equipe de formadores e do diretor acadêmico do Seminário Mater Ecclesiae. A celebração também teve a participação especial do Diácono Elias, da Diocese de Grajaú – MA.

É necessário lembrar que as festas em honra aos santos não apenas comemoram suas vidas e exemplos, mas também servem como ocasiões para reafirmarmos nossa própria fé e compromisso com os ensinamentos cristãos. Ao celebrarmos os santos, estamos promovendo a união e a caridade entre os fiéis, criando um ambiente propício para o crescimento espiritual e para o apoio mútuo dentro da comunidade. A devoção e o amor demonstrados nessas celebrações são formas de nos aproximarmos mais de Deus e de nos inspirarmos nas virtudes dos santos que honramos.

Que Santo Antônio nos inspire a perseverar na oração, seguindo seu exemplo de devoção e dedicação, e que suas palavras nos motivem a celebrar nossa fé com alegria e união.

Texto: Seminaristas: Erlan e Rodrigo









sábado, 15 de junho de 2024

VISITA AO SEMINÁRIO MAIOR DOM GUIDO

 


Nos dias 7 e 8 de junho, tivemos a visita oficial de nosso Bispo Diocesano, Dom João Kot, OMI, à nossa casa de formação. Foram dias de convivência fraterna e colóquios com os seminaristas da Teologia. O bispo também conversou reservadamente com o reitor sobre muitos encaminhamentos para a formação.


No dia 8, houve um almoço com conversas e trocas de experiências, com a presença do pároco (Pe. Orlando) e vigário (Pe. Edmundo) da Paróquia São Cristóvão, onde nossos seminaristas fazem pastoral nos finais de semana.

Ainda no dia 8, à noite, participamos juntos da missa e profissão dos votos perpétuos da Ir. Carmem, filha da Paróquia de Cândido Mendes-MA, Diocese de Zé Doca. A Santa Missa ocorreu na Paróquia São Vicente de Paulo, Arquidiocese de São Luís-MA, contando com a presença de familiares, amigos e irmãos e irmãs religiosos, e todo o povo de Deus.

No dia 9, pela manhã, Dom João Kot presidiu a Santa Missa na Matriz de São Cristóvão, e logo após retornou para Zé Doca-MA.

 

Texto: Wanderson C. Galvão












 



quinta-feira, 13 de junho de 2024

PROFISSÃO SOLENE

 




Aos 08 do 06 de 2024, na Igreja São Vicente de Paulo, Apeadouro, São Luís do Maranhão, a Irmã Carmem Teixeira do Nascimento deu o seu sim a Deus de Maneira definitiva, por meio da sua Profissão Solene, depois de vários anos de Profissão Simples. A mesma é filha de Luizia Teixeira do Nascimento e Josué Teixeira do Nascimento.

Tendo sido acompanhada vocacionalmente por padre Cosmo de Sousa Almeida e irmã Brígida, ingressou na Congregação das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus em Fevereiro de 2012, aos 27 anos de idade.

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís e contou com a presença de Dom João Kot, OMI, Bispo de Zé Doca – MA, tendo sido concelebrada também por padre Raimundo Brito dos Santos, padre Cosmo Almeida, padre Manoel Júnior, padre André Luís, padre Ramos, padre Edmundo, contando também com a presença de três diáconos, um permanente e dois transitórios.

O momento contou com presença da Conselheira Geral da Congregação das irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus e Delegada enviada pela Madre Marilurde, irmã Maria Amália Annelli.



Texto: Marcinaldo Aguiar Santos

Diácono Transitório da Diocese de Zé Doca












quarta-feira, 12 de junho de 2024

ANIVERSÁRIO EPISCOPAL DE DOM CARLO ELLENA

 20° ANO DE EPISCOPADO DE DOM CARLO ELLENA

(12/06/2004 – 12/06/2024)


     Caríssimo Dom Carlo,

    

     Nossa família diocesana se rejubila com o aniversário de sua ordenação episcopal. Agradecemos o dom de sua vida missionária,

especialmente pelos serviços prestados no Maranhão, na nossa Igreja particular de Zé Doca - MA e tudo isso coroado com a eleição ao episcopado. 
Com a dignidade e a misericórdia paterna, o senhor conduziu o Povo de Deus, zelou pelas vocações e santificação do clero. 

Muitas vezes comentei: sinto-me abençoado e privilegiado de ser seu sucessor. Não é fácil assumir tal missão depois de um homem com a história missionária bonita e abundante de graças, mas temos que tentar.

      O senhor costuma falar: Saudade não mata, mas maltrata. É verdade, mas me permita discordar um pouco! Se a saudade existe e a sentimos, quer dizer que tudo valeu a pena, que foi bom, apesar dos sofrimentos e que as lágrimas derramadas regaram o plantio que hoje geram os frutos. Por mais que a saudade possa doer, significa – VALEU A PENA MESMO. E, se surgisse outra vez a oportunidade, não mudaria nada daquilo que vivenciei, o mesmo rumo seria escolhido. 


     


OBRIGADO, DOM CARLO, Deus abençoe o senhor com muita saúde, paz e alegrias santas. Prometemos nossas orações, as suas pedimos, e por tudo, agradecemos.


      Em nome de toda a Diocese de Zé Doca,


Dom João Kot, OMI,

Bispo diocesano







.