Por vários anos, muitos padres passaram pela comunidade de Maracaçumé, não só padres, mas também freiras. Todos deixaram sua história, também muito contribuíram para o crescimento da comunidade católica de Maracaçumé.
Após ser assistida por vários padres combonianos, em 2002 Maracaçumé recebeu como novos administradores os padres Raimundo Brito e Avelino da Silva Santos. Os mesmos logo enfrentaram o primeiro desafio que foi a demolição da pequena capela para construir uma nova Igreja maior, o projeto era considerado inovador, incluía arquitetura moderna e sendo também de orçamento muito elevado, mas, mesmo com toda as dificuldades encontradas anos depois foi concluída. Após isto, oficialmente em 16 de outubro de 2004, por decreto episcopal assinado pelo Bispo Diocesano Dom Carlo Ellena, Maracaçumé foi eregida como Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, tendo como primeiro pároco Pe. Alvelino.
Depois de tudo isso, duas décadas já se passaram e a Paróquia de Maracaçumé completou neste ano de 2024, 20 anos de missão e evangelização para honra e glória de Deus.
Para este momento especial na vida da paróquia, foi elaborado uma programação com todos os paroquianos. A preparação para a comemoração do aniversário de 20 anos de paróquia teve início no dia 16 de Outubro de 2024 com as comunidades. Tudo começava com o Santo Terço, Ofício de Nossa Senhora, Santa Missa e no final, Adoração Eucarística. Foram quatro dias de muita evangelização com todas as nove comunidades que formam a paróquia de Maracaçumé.
Após esses dias de muita oração, a grande comemoração dos 20 anos da Paróquia, aconteceu no dia 20 de Outubro, com a presença de todas as comunidades. A celebração ocorreu em um Domingo, "Dia do Senhor", por isso, tudo seguiu de forma bem solene, começando primeiro com o Santo Terço, a seguir, Ofício da Imaculada Conceição e logo depois, Santa Missa. A Igreja Matriz estava repleta de fiéis e todos participaram atentamente de modo orante da Santa Missa celebrada pelo Pároco Pe. Márcio Júnior. No final, ele apresentou oficialmente o Diácono Marcinaldo Aguiar Santos e fez a leitura da provisão assinada pelo Bispo Diocesano Dom João Kot OMI. Logo em seguida, foi apresentado o brasão da Paróquia que expressa grande sentido teológico e espiritual. Logo após, o padre proferiu a benção e depois todos seguiram para o largo da Igreja, onde foi cantado os parabéns e houve uma confraternização com todos os paroquianos. Por isso, concluímos dizendo que todos esses dias e de modo especial dia 20 de Outubro, foi um dia muito memorável para todos e que ficou marcado para sempre na história de Maracaçumé.
Texto: Pe. Marcio Junior
Fotos: Pascom
Fotos: Pascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário