Entre os dias 18 e 21 de setembro, no Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo, em São Luís, ocorreu o tríduo em honra a São Padre Pio de Pietrelcina, com o tema: "Uma só coisa é necessária, está perto de Jesus". A celebração contou com a participação ativa de comunidades amigas, de benfeitores e de casas de formação religiosas e diocesanas, do Regional Nordeste 5. A Paróquia São Cristóvão, da Arquidiocese de São Luís, onde os seminaristas atuam, esteve presente em todas as noites. Houve também a presença das paróquias vizinhas: Divino Espírito Santo, Santuário da Conceição e São Pantaleão.
Jovens em Busca da VocaçãoAlém dos momentos de oração e devoção, a festa também foi marcada pela fraternidade e pela partilha. Cinco jovens: Cauã, Christian Cauê e João Gabriel, de Cândido Mendes, Daniel, Araguanã, e Eduardo, de Nova Olinda do Maranhão, tiveram a oportunidade de vivenciar dias intensos de espiritualidade, amizade e conhecimento. A convivência com os seminaristas de teologia e a participação em diversas atividades, por exemplo: a tradicional romaria a São José de Ribamar e a exploração das belezas históricas de São Luís, proporcionaram uma experiência enriquecedora para esses jovens.
Um Encontro Marcado pela FéUm dos pontos altos da celebração foi a presença da relíquia de São Padre Pio. A veneração da relíquia proporcionou aos fiéis um momento de profunda conexão com o santo e reforçou a fé na sua intercessão. São Padre Pio, o frade capuchinho italiano é conhecido mundialmente por seus estigmas, ou seja, as marcas dos cravos de Cristo em suas mãos, pés e lado.
Padre Pio, nascido Francesco Forgione, dedicou sua vida à oração e ao serviço aos necessitados. Seus estigmas, que apareceram em 1918 e permaneceram visíveis por mais de 50 anos, tornaram-no um dos santos mais populares da Igreja Católica. Milhares de pessoas buscavam seus conselhos e orações, e muitos testemunharam milagres atribuídos à sua intercessão.
O tríduo foi encerrado com a Santa Missa presidida por Dom João Kot, bispo diocesano de Zé Doca. Durante a celebração, a relíquia de São Padre Pio foi venerada pelos fiéis que vinham em procissão, permitindo que todos os presentes pudessem prestar sua homenagem ao santo capuchinho.
Foram momentos de Orações e partilha. Tenho imenso prazer de ter participado bem próximo. De está no Seminário nestes dias. Então minha Palavra é Gratidão. Sou grata a Deus pela oportunidade que ele me proporcionou em participar de mais um ano dessa tão linda Festividade. São Padre Pio rogai por nós.
ResponderExcluir