PARÓQUIA SANTA LUZIA
SANTA LUZIA DO PARUÁ-MA
FESTIVIDADE DE SANTA LUZIA.
01/12 Á 13/12/2025
Depois de oito dias de Pré festejo nas famílias e na Matriz revigorados pela palavra de Deus, iniciamos, em primeiro de Dezembro o festejo em honra a Santa Luzia, logo pela manhã, com muita devoção, peregrinando orando e culminando num café comunitário, numa demonstração clara de que a partilha é de fato, um dom de Deus que nos une em nome de Cristo e nos convida a permanecermos firmes na esperança. O restante do dia foi de movimentação e expectativa sobre os eventos que aconteceriam à tarde: a meditação do Santo Terço, a procissão inicial partindo do Santuário de Santa Luzia com a presença de fiéis de várias comunidades guiados pela imagem de Santa Luzia através das avenidas da cidade até a chegada à Matriz, onde a celebração de abertura foi presidida pelo mais novo sacerdote de nosso Vicariato, Padre Jackson, com o nosso Pároco Márcio Jr. concelebrando.
Na segunda noite, recebemos o Padre Romildo Góes. Na terceira noite o Padre Adauto nos convidou para permanecermos atentos ao Cristo que veio, vem e virá gloriosamente.
As alegrias são muitas, as graças infinitas e o povo de Deus lotando a praça, dando glória, enaltecendo os feitos de Santa Luzia e o seu exemplo de fé, alicerçando suas vidas na rocha, conforme homilia do padre Henrique Baltazar, presidente da celebração da quarta noite. Na noite seguinte, a quinta, o Evangelho nos orientou como aqueles cegos do evangelho de Mateus, clamarmos a Jesus Cristo afim de que nossos olhos se abram para contemplarmos as maravilhas do Senhor, como de costume, uma homilia forte e vigorosa do nosso Pároco Márcio Jr, seguida de adoração ao Santíssimo num momento ímpar de espiritualidade.
Deste modo, na sexta noite o Padre Weverson pediu que os fiéis devotos de Santa Luzia à doação de si em prol do reino Deus, assim como naqueles tempos, a seara de Cristo, hoje, ainda sofre a carência de operários. Celebrando a sétima noite com o Padre Márcio Jr, fomos exortados à conversão, ao arrependimento e a produzir frutos de salvação, afim de, nos tornarmos co-herdeiros de Cristo. Na oitava noite, na solenidade da Imaculada Conceição, o Evangelho proclamado, exalta as qualidades da mãe do Salvador e nossa. O Pe. Márcio Júnior na sua homilia desmistificou muitas alegações infundadas sobre a Santíssima Imaculada Conceição, culminando com a coroação da imagem da Virgem Maria. Na nona noite com o Padre Márcio Jr, pudemos contemplar a misericórdia de Deus para com aqueles que se encontram desgarrados.
Na décima noite de uma festa maravilhosa e já nos sentimos saudosos mesmo que ainda restem três pela frente, e o Padre Adriano chega com um discurso suave como uma brisa, simples, com um toque aveludado, apresentando-nos uma empatia entre Deus e nós, um Deus que se condói de nosso sofrer e nos convida a abandonarmos nossas cargas, nossas tribulações aos seus pés, prometendo nos aliviar: cansaço, tristezas e dores, assim como fez com Santa Luzia que tudo entregou a Deus, incluindo a Própria vida. Além disso na décima-primeira noite, Pe Manoel Júnior, apresentou-nos Santa Luzia, como aquela que nos convida a ver Jesus. Tomados pela emoção, chegamos à décima-segunda noite, onde aconteceu a grande carreata pelas Ruas de nossa cidade e benção dos veículos.
O Padre Márcio Júnior, como sempre ao falar de Nossa Senhora, no presenteou com uma reflexão sobre: disponibilidade, coragem, fé e amor, atributos que a levaram, assim que soube da notícia sobre a gravidez de sua prima Isabel, apressadamente ao seu encontro, e como prêmio ouvir dela, a saudação mais bela que ela poderia receber, o que lhe inspirou o magnificat, oração até hoje proclamada por todas as nações. Então, nossa penúltima noite, terminou com a apresentação da princesa do festejo, num desfile maravilhoso, culminando com a partilha de bolo delicioso e agradecimento a todos os lojistas que a vestiram para cada noite, um vestido mais belo que outro.
Finalmente décima-terceira e última noite do festejo, com a presença de nosso Bispo Dom João Kot, OMI, que usando sua forma tranquila de se manifestar, numa homilia abrangente, traz a mensagem de uma esperança que não decepciona, a esperança de um Cristo que nos une ao pai, afim de que tudo seja, de acordo com a vontade de Deus.
Muitos momentos foram marcantes em nossa festividade: a aspersão de água benta se tornando uma tradição. Todas as noites, antes da aspersão nosso pároco conduziu momentos belíssimos de louvores. A procissão de encerramento, com uma quantidade quase incontáveis de pessoas, chamando atenção da cidade de Santa Luzia do Paruá. Deus abençoe nossa Paróquia com intercessão de Santa Luzia.
Texto: Pascom de Santa Luzia do Paruá
Fotos: Pascom de Santa Luzia do Paruá
Abaixo alguns registros deste momento ímpar:












Nenhum comentário:
Postar um comentário