OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

2ª MISSA DO FESTEJO DE SANTO ANTÔNIO

2º dia do Festejo de Santo Antônio, a Missa foi presidida por
Padre André Vigário Paroquial de Zé Doca - MA

Tema do dia:

Batismo

Inicio da Santa Missa

OS SINAIS USADOS NA CELEBRAÇÃO DO BATISMO

A Igreja gosta muito de usar sinais na administração dos sacramentos e, em geral, nas suas celebrações litúrgicas. No Batismo cinco sinais estão presentes:

- sinal da Cruz: aceitação e acolhida na Comunidade que é a Igreja. A Cruz refere-se à morte de Jesus e também à sua ressurreição. O Batismo, de fato, é mergulhar (morrer e ser sepultados ao mal) e sair para uma vida nova de Filhos de Deus (ressurreição). É o sinal do cristão. É sinal de nossa salvação, sinal de amor de Jesus, que nos amou até o fim. Sinal de santificação, de pertença, de compromisso... (Ione Buyst, Símbolos na Liturgia, p. 28)

- sinal do óleo dos catecúmenos: força para não cair e para combater o mal; força para viver o compromisso critão: viver, difundir e defender a fé.

- sinal da água: limpeza, purificação dos pecados, vida nova de filho de Deus. A água é sinal de vida e também portadora do Espírito Santo que regenera, que cria vida nova de Cristo em nós, que forma a comunidade como corpo de Cristo (I Cor 12,13) e envia em missão libertadora e criadora de vida nova, no âmbito pessoal, comunitário e social (Ione Buyst, Símbolos na Liturgia, p. 10)Entronização da Palavra de Deus.

- sinal da veste branca: graça de Deus a ser vivida e pureza de vida. Antigamente a veste branca do Batismo era levada na vida normal por um tempo e deposta somente oito dias depois do Batismo.Padre André, Vigário Paróquial de Zé Doca - MA

- sinal da vela acesa: a chama da vela acesa representa a fé viva e pequena, mas que deve se tornar cada vez maior. É o compromisso que assumem os/as padrinhos/madrinhas quando aceitam de acompanhar, com esta tarefa, a vida cristã do/a afilhado/a. A vela, acesa ao Círio pascal e entregue ao neo-batizado ou a seus pais ou padrinhos, significa a iluminação do batizado pelo seu batismo: enxergar o Cristo, luz do mundo; perceber o sentido da vida; deixar de ser cego (RICA – Ritual de iniciação cristã de adultos – 226; Ione Buyst, Símbolo na Liturgia, p. 43). A fraqueza da chama lembra que precisamos de alguém que nos ajude, isto é, a Comunidade cristã e lembra também que Cristo é a luz do mundo e que a vida do cristão deve ser uma vida de fé, com a qual deverá iluminar o mundo (José Ribolla, Os Sacramentos, trocando em miudos, p. 51).

Um comentário: