OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

6ª MISSA DO FESTEJO DE SANTO ANTÔNIO

6ª Missa do festejo de Santo Antônio foi presidida por
Padre Romildo Pároco da Paróquia de Luis Domingeus - MA

Tema do dia:
Penitência

NECESSIDADE DA RECONCILIAÇÃO

O Espírito de Deus não nos abandona. Ele nos envia sua graça, oferece-nos de novo a chance de um recomeço, de recosturar a aliança e a participação na vida de Deus. Esta chance nos vem através do sacramento da Penitência. E aí recebemos mais uma vez a graça da habitação de Deus em nós, a participação na vida trinitária, que o Papa João Paulo II sintetiza admiravelmente, dizendo que ela é: - diálogo de graça; - circulação de amor; - dom e acolhimento no Espírito Santo”.

O Papa cita esta frase do Bem-aventurado Isaac della Stella: “A Igreja nada pode perdoar sem Cristo, e Cristo nada quer perdoar sem a Igreja. A Igreja só pode perdoar a quem é penitente, isto é, aquele a quem Cristo tocou com sua graça; e Cristo nada quer considerar como perdoado a quem despreza sua Igreja”. Essa presença da misericórdia de Deus na Igreja aumenta em nós a confiança....“Como no altar onde celebra a Eucaristia e como em cada um dos Sacramentos, o Sacerdote, ministro da Penitência, age in persona Christi” (isto é, o homem sacerdote é tomado pela pessoa do Senhor e Jesus atua nele e por ele). O mesmo Cristo, por ele tornado presente e que, por meio dele, torna realidade o mistério da remissão dos pecados, é aquele que aparece como irmão do homem, pontífice misericordioso, fiel e cheio de compaixão”.

OS EFEITOS DO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

Toda a força da Penitência reside no fato de ela nos reconstituir na graça de Deus e de nos unir a ele com a máxima amizade.

- A finalidade e o efeito deste sacramento é a reconciliação com Deus. Os que recebem o sacramento da Penitência com coração contrito e disposição religiosa “podem usufruir a paz e a tranquilidade da consciência, que vem acompanhada de uma intensa consolação espiritual. Com efeito, o sacramento da Reconciliação com Deus traz consigo uma verdadeira “ressurreição espiritual”, uma restituição da disgnidade e dos bens da vida dos filhos de Deus, entre os quais o mais precioso é a amizade de Deus.

- Este sacramento nos reconcilia com a Igreja. O pecado ofende ou quebra a comunhão fraterna. O sacramento da Penitência a repara ou restaura. Neste sentido, ele não cura apenas aquele que é restabelecido na comunhão eclesial, mas tem também um efeito vivificante sobre a vida da Igreja, que sofreu com o pecado de um de seus membros. ...o pecador sai fortalecido pela participação dos bens espirituais de todos os membros vivos do Corpo de Cristo...o penitente perdoado reconcilia-se consigo mesmo no íntimo mais profundo de seu ser...reconcilia-se com os irmãos que, de alguma maneira, ofendeu e feriu...reconcilia-se com a Igreja...e reconcilia-se com toda a criação” (CIC nn1468-1469)

Nenhum comentário:

Postar um comentário