OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 13 de abril de 2014

BÊNÇÃO DOS ÓLEOS DOS CATECÛMENOS E DOS ENFERMOS E CONSAGRAÇÃO DO ÓLEO DO CRISMA


Santa Luzia do Paruá,10 de abril de 2014

Os fieis chegaram de todas as Paróquias e de muitas comunidades do interior para a Celebração diocesana da Bênção dos óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e a Consagração do óleo do Crisma. Por causa das distâncias entre as Paróquias da Diocese e as condições péssimas das estradas, sobretudo do interior e neste tempo de muita chuva, esta Celebração, que deveria acontecer, para todas as Diocese do mundo, na manhã de quinta-feira santa, a nossa Diocese, já faz anos, a deslocou para a quinta-feira antes da semana santa, E, em lugar de ser celebrada na Catedral, pelo mesmo motivo e por oferecer a possibilidade a tantos fieis de presenciar uma Celebração única no ano Litúrgico, escolhemos uma Paróquia diversa a cada ano. Está dando certo.
A Paróquia de Santa Luzia levou a sério o compromisso de receber esta Celebração do ano de 2014. Muita gente participou, pela primeira vez; a Igreja Matriz estava superlotada; a Celebração foi muito bem preparada e organizada; quase todos os Padres da Diocese estavam presentes, faltando apenas dois por motivos de saúde e de impossibilidade física. Se percebia um clima de oração e de atenção absoluta.
Dom Carlo, bispo da Diocese, refletiu sobre o significado da Celebração;



  •  Ela é sinal de Colegialidade universal com o Papa Francisco, os outros bispos do mundo inteiro, os Padres de todas as Dioceses, os Religiosos e Religiosas e o povo de Deus: todos formamos a Igreja católica alicerçada em Jesus Cristo e nos Apóstolos;
  •  Refletiu sobre o óleo usado pela Igreja, as propriedades e os significados da escolha deste elemento natural para a administração dos Sacramentos;
  •  O óleo é sinal de abundância (“ele desce abundante sobre a barba de Arão”)
  • O óleo cura, amacia e alivia os sofrimentos (parábola do Samaritano)
  •  O óleo penetra e expande-se, mais de qualquer outra matéria, nos tecidos e na sociedade: família, trabalho, escola, poderes...
  •  O óleo dá força aos músculos e à vontade para fazer o bem
  • O óleo é perfumado (misturado ao bálsamo) e perfuma (o bom exemplo do cristão): que faz o bem perfuma a sociedade toda e se torna “o bom odor de Cristo”
Por fim lembrou que é sinal também de união e colegialidade na nossa Igreja: os Padres repetiram as promessas feitas no dia da Ordenação sacerdotal e os óleos serão levados nas diversas Paróquias da Diocese para a administração dos Sacramentos.
Agradecemos muito a Paróquia de Santa Luzia do Paruá, no Padre e nos fieis que se colocaram à disposição e doaram a todos os Padres a lembrança de uma linda estola de cor verde.


Obrigado e uma Feliz Páscoa do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário