OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

JUBILEU DA CONGREGAÇÃO IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA

JUBILEU DA CONGREGAÇÃO IRMÃS DA SAGRADA FAMÍLIA
9 DE NOVEMBRO 1816-2016
2OO ANOS DE EXISTÊNCIA DA CONGREGAÇÃO

“Vós não tendes apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir." São João Paulo II

          É uma longa história, iniciada naquele 09 de novembro de 1816, quando Madre Leopoldina, com algumas companheiras, entraram no antigo Convento das “Teresas”, na Cidade de Verona-Itália, e então puderam finalmente iniciar o Instituto das Irmãs da Sagrada Família.

          Para bem celebrar esta data, foi realizada, juntamente com as Irmãs, Leigas e Crianças, uma programação festiva nos dias 10, 11 e 13 de novembro:

a. durante todo o dia 10 (quinta feira), foram visitadas as famílias das Comunidades Consolata e São José, onde, à noite, foi feita a Celebração da Palavra na Comunidade São José;

b. no dia 11, continuando a missão, foram visitadas as famílias da Comunidade São Raimundo, tendo um momento de partilha, em que as famílias reuniram-se ao meio dia para o almoço; à tarde, continuaram as visitas e, à noite, concluiu-se esses dias de missão com a Celebração da Palavra.

          Nos mesmos dias, as Irmãs Leigas da Sagrada Família de Igarapé Grande visitaram as famílias das Comunidades: Quadra G2, G2, BB, Vila do Incra e Igarapé Grande.

          A solene celebração, em ação de graças, se deu no dia 13, na Catedral Santo Antônio, às 19:30 h. O nosso Bispo Diocesano Dom João Kot presidiu a celebração, juntamente com Monsenhor Pe Raimundo Brito, Pároco desta Paróquia. 

          Acrescentaram à nossa alegria, a presença das Irmãs da Sagrada Família de São Luís e Alto Alegre de Pindaré, as Irmãs da Sagrada Família de Santa Emília Rodat, Centro Novo, as Irmãs Missionárias Filhas de Jesus Crucificado, de Bom Jardim e os Irmãos La Salle de Zé Doca, juntamente ao povo de Deus.

          A Celebração teve início com um breve histórico da Congregação e a acolhida as imagens dos nossos Fundadores: Sagrada Família, Madre Leopoldina e o Brasão do Instituto. 

          No canto do Glória entraram as bandeiras da Itália, Brasil, Filipinas, Moçambique, África, Países onde as Irmãs estão presentes. As crianças se fizeram presente, mostrando muita animação agitando bexigas coloridas.

          A Palavra de Deus foi entronizada pelas mãos de jovens que dançavam, e foi entregue ao Presidente da Celebração.

          O nosso Bispo, Dom João Kot, em sua homilia, homenageando os 200 anos de nossa Congregação, fez memória também dos 200 anos de fundação de sua Congregação, Oblatos de Maria Imaculada, e destacou como os nossos Fundadores enfrentaram grandes dificuldades por causa do período histórico da época; porém, permaneceram firmes e fiéis à vocação, realizando assim, o sonho de Deus.

          Ao concluir a Celebração, um grupo de jovens deixou sua mensagem de agradecimento, que foi expressa através de uma dança; vocação e missão.

          Para nós é uma grande alegria poder hoje narrar esta história, cujo único protagonista foi Deus; “Ele é a causa, princípio e o fim” de tudo o que realizamos ao longo destes 200 anos. Que Maria e José nos ajude a contemplar Cristo, centralizá-lo em nossas vidas, e torná-lo conhecido e amado na riqueza e beleza das diferentes culturas, para poder levar à juventude, às famílias e a todas as pessoas a graça e a verdade de Deus.

          Que a Santa Família de Nazaré interceda por todos nós!

          SEJA LOUVADA A SAGRADA FAMÍLIA

JOVEM
Você já pensou na sua vocação?
E no projeto de Deus em sua vida?
Você já ouviu algum chamado diferente?
E se Deus a chamar?
Vinde e Vede...!


 
 


 



 
 

 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário