OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 26 de março de 2020

EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA DO DIÁCONO JOSIVALDO NA BOLÍVIA


        Obediente ao mandato do Senhor quando diz: "Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15). A Diocese de Zé Doca na pessoa do seu Pastor próprio, a sua Excelência Reverendíssima, Dom João Kot, OMI, após promover uma missão na Bolívia, aos Reverendos Padres Emerson Adriano e Henrique Baltazar no período do diaconato. Promove pela segunda vez a mesma missão ao Diácono Josivaldo Rodrigues, a fim de que exerça o seu ministério diaconal por tempo conveniente.

        O Reverendo Pe. Henrique Baltazar, tendo feito a sua experiência pastoral na Bolívia, acompanhou o Diácono Josivaldo Rodrigues ao seu destino de missão. Ao chegarem na Bolívia os dois foram recebidos em Cochabamba, pelos Reverendos Pe. Radomiro e Pe. Marco Verberkt, o atual responsável pela casa central dos Oblatos de Maria Imaculada onde acolhe todos os padres. 

        Dos dias (4 a 6/02) o Diácono Josivaldo Rodrigues e Pe. Henrique Baltazar, ficaram hospedados na casa central. Em sua estadia tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos da Cidade de Cochabamba, na companhia do Pe. Marcos e do Seminarista Omar. No dia sete (07/02) se dirigiram a Cidade de Llallagua na companhia do Reverendo Pe. Calixto, superior provincial dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada da Bolívia.

        Ao chegarem na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, na Cidade de Llallagua departamento de Potosí, Bolívia, o Diácono Josivaldo Rodrigues foi especialmente acolhido pelo Pároco o Reverendo Pe. Eduardo Luciano de La Cruz e todos os coordenadores de pastorais e movimentos da Paróquia. 

        Após passar sete semanas na Bolívia, o Diácono Josivaldo Rodrigues, relata que assim como vários países a Bolívia também está vivendo o tempo do temor por conta da pandemia, da Covid-19. Diz ainda que no dia 21 do mês corrente, foi decretado pelo governo boliviano, quarentena total no país em consequência do coronavírus.

        Segundo as suas informações, a medida tomada pelo governo boliviano, é que: "todas as pessoas devem ficar em casa 24 horas, durante 14 dias, porque esse foi o caminho que encontraram para vencer o coronavírus" e enfatizou ainda que: "só uma pessoa por família é permitida sair para fazer suas compras no supermercado, visto que este terá até ao meio dia para atender".  

        Diante da situação tão difícil que o mundo vem passando atualmente com a pandemia, o Diácono diz que a Igreja Católica da Bolívia tomou algumas medidas necessárias de contingência contra o coronavírus. Para maior prevenção dos fiéis, as missas com a participação do povo foram suspensas e passaram a ser transmitidas por meios de comunicações, como o facebook, televisão e rádios. Além disso, foram suspendidas todas as atividades pastorais das Paróquias.  

        Por fim, o Diácono Josivaldo Rodrigues, dirige algumas palavras de incentivo a todos que a esta publicação lerem: 


"Estimados irmãs e irmãs, pelo batismo cada cristão é convocado a viver uma vida de santidade, é chamado a ser missionário, a viver uma vida de desafios e principalmente de fé; com o intuito de ir ao encontro das pessoas e levar a elas a esperança, anunciando o Evangelho de Jesus. Não esqueçamos que no centro desses acontecimentos está o próprio Cristo que vem e se entrega totalmente. Ele vem como Palavra viva. Entrega-se numa presença que se comunica como alimento de vida, por meio da Eucaristia. E no seu sacrifício que se renova, comunica a vida de comunhão com o Pai e com os demais irmãos. Irmãos e irmãs, não é a distância física que nos distancia da vivência da fé, mas sim a ausência espiritual da perseverança em tempos difíceis. Portanto, continuo a repetir: "o pouquinho de cada um é a soma de milhões", nesse sentido, se cada um de nós fizermos a nossa parte, a soma do pouquinho de cada um será de um milhão de pessoas que tem fé e que são perseverantes. Assim sendo, continuemos a rezar uns pelos outros, porque é para o altar do Senhor e para a Eucaristia que os nossos corações devem convergir, e é aí que nos encontramos diariamente, por meio de nossas orações e suplicas. Desejo a cada um de vocês, muita tranquilidade, perseverança, paciência e fé, para que juntos possamos vencer os desafios da vida. Deus nos abençoe e nos proteja e que a Beatíssima Virgem Maria interceda por cada um de nós". Diácono Josivaldo Rodrigues

  















Nenhum comentário:

Postar um comentário