OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

COMUNICADO EPISCOPAL: SOBRE A REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CLERO



Comunicado Episcopal Nº 09/2020:
Sobre a reunião extraordinária do Clero

        No dia 30 de junho de 2020, em Zé Doca, aconteceu a reunião extraordinária dos padres da Diocese. Depois da oração inicial tratamos dos assuntos mais importantes da nossa situação atual:

1.     A pandemia do COVID – 19 e os impactos na nossa vida comunitária (foi decidido que a Diocese, nos próximos dias, vai publicar uma nota oficial).

2.     Atualizamos nossa agenda diocesana e confirmamos:
- 23 de julho, em Amapá do Maranhão será celebrada a Missa dos Santos Óleos – Missa da Unidade (só com a participação do clero, desta vez);
- 01 de agosto, em Zé Doca, a Missa da Ordenação dos Diáconos Permanentes (participação segundo o Comunicado Episcopal N º 08, publicado 26 de junho);
- 26 de setembro, em Cândido Mendes, a Missa de Ordenação Presbiteral do Diácono Josivaldo Rodrigues da Silva (os detalhes vamos comunicar depois).
- As datas dos festejos estão mantidas e serão celebrados nas condições possíveis e dentro das normas sanitárias exigidas.

3.     Sobre a situação econômico – administrativa: todos ficamos gratos a Deus pela compreensão e a colaboração do nosso Povo. A consciência de responsabilidade pela Igreja é visível e se concretiza na participação virtual nas celebrações, no envolvimento com o funcionamento das comunidades, nas transmissões, na participação responsável dos eventos das festas e na fidelidade assumida no dízimo. Reduzindo as despesas, percebemos que as paróquias e a Diocese, continuam funcionando dentro dos limites de normalidade. Obrigado a todos pela compreensão e cooperação.

4.     Ajuda Emergencial de REPAM: concluímos a segunda etapa de distribuição dos quites de limpeza e de higiene, alcançando deste modo todas as paróquias da Diocese. Nossa gratidão a REPAM por enviar os recursos, aos padres e aos voluntários das paróquias que colaboraram nas compras, na montagem dos quites e na sua distribuição.

5.     Sendo primeiro encontro do clero neste tempo de pandemia, percebemos a alegria fraterna e solidária entre os irmãos do nosso presbitério. Aproveitamos para parabenizar os padres que recentemente assumiram novos serviços na Diocese (foi feita entrega das provisões) e comemoramos o aniversariante do dia, Padre Raimundo Brito dos Santos. Nossa a gratidão ao Padre Erenaldo e a comunidade paroquial da Catedral pelo almoço.

6.     Caríssimos Filhos e Filhas da Diocese de Zé Doca, agradeço a todos pela paciência e a serenidade na vivencia deste tempo de provações. Minha profunda gratidão aos nossos padres, seminaristas e todas as comunidades da vida consagrada pela fidelidade e a perseverança. Por permanecerem nos seus postos de missão, e de maneira as vezes reduzida ou silenciosa, mas estão lá, onde Deus os enviou. Espero que o nosso povo perceba e valorize, que os seus pastores e guias espirituais, do mesmo jeito e na mesma condição vive e enfrenta esta dura realidade. Que Deus continue vos abençoando. Até os dias melhores. Fiquem com Deus,

Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano

Zé Doca, 02 de julho de 2020.




Um comentário:

  1. Que o Senhor Deus por Intercesao de Nossa Senhora Aparecida Mãe das Vocações Abençoe cada um de nós pedimos suas Bênçãos sobre nosso Bispo Dom João Kot nossos Padres e todo Povo do Senhor Deus Boa Noite

    ResponderExcluir