Mais uma vez a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Maracaçumé, na pessoa do Pároco, Pe. Márcio Júnior e os seminaristas (Marcinaldo, Alexandre e Mateus) acolheu uma reunião diocesana. Desta vez foi com os representantes das foranias terriroriais para tratar da Escola Diocesana de Formação.
Estiveram presente como representantes das foranias da Diocese: Pe. Agnaldo, Diácono Flávio, Pe. Henrique Baltazar, Pe. João Batista, Pe. Josivaldo, Pe. Francisco OMI, Ir. Francinete, Ir. Catarina, , Simony, Sandra, Wanderson. A reunião foi presidida pelo Bispo diocesano Dom João Kot, OMI.
Depois de um debate sincero e proveitoso, do qual todos participaram e contribuíram significativamente, concluímos o seguinte:
1. Devemos apoiar os trabalhos já existentes na Diocese e incentivar a formação de Catequistas, Ministros Extraordinários da Eucaristia, dos Ministros da Palavra e de todos os outros.
2. Observamos a necessidade de promover a formação de qualidade e orientar que os que já participam ajudem na formação das lideranças paroquiais, que sejam multiplicadores e ativamente cooperem com os párocos locais.
3. A Escola Diocesana de Formação terá a missão de promover os estudos de assuntos do interesse de todos e da promoção das nossas lideranças leigas, incentivando cada vez mais os ministérios laicais. Quando for possível e necessário deve promover a formação do clero, dos religiosos e dos seminaristas.
4. Primeiro curso que concordamos organizar e promover é o Curso Bíblico, como a resposta concreta às expectativas de muitas pastorais e movimentos das nossas paróquias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário