OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 1 de junho de 2021

ESCOLA DIOCESANA DE FORMAÇÃO

 

Mais uma vez a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Maracaçumé, na pessoa do Pároco, Pe. Márcio Júnior e os seminaristas (Marcinaldo, Alexandre e Mateus) acolheu uma reunião diocesana. Desta vez foi com os representantes das foranias terriroriais para tratar da Escola Diocesana de Formação.

Estiveram presente como representantes das foranias da Diocese: Pe. Agnaldo, Diácono Flávio, Pe. Henrique Baltazar, Pe. João Batista, Pe. Josivaldo, Pe. Francisco OMI, Ir. Francinete, Ir. Catarina, , Simony, Sandra, Wanderson. A reunião foi presidida pelo Bispo diocesano Dom João Kot, OMI. 

Depois de um debate sincero e proveitoso, do qual todos participaram e contribuíram significativamente, concluímos o seguinte:

1. Devemos apoiar os trabalhos já existentes na Diocese e incentivar a formação de Catequistas, Ministros Extraordinários da Eucaristia, dos Ministros da Palavra e de todos os outros. 

2. Observamos a necessidade de promover a formação de qualidade e orientar que os que já participam ajudem na formação das lideranças paroquiais, que sejam multiplicadores e ativamente cooperem com os párocos locais. 

3. A Escola Diocesana de Formação terá a missão de promover os estudos de assuntos do interesse de todos e da promoção das nossas lideranças leigas, incentivando cada vez mais os ministérios laicais. Quando for possível e necessário deve promover a formação do clero, dos religiosos e dos seminaristas. 

4. Primeiro curso que concordamos organizar e promover é o Curso Bíblico, como a resposta concreta às expectativas de muitas pastorais e movimentos das nossas paróquias.  

5. Outros assuntos a serem propostos foram: a formação litúrgica e criação das equipes de acompanhamento das pessoas vulneráveis (principalmente fragilizadas pelos efeitos da pandemia). Ao longo da caminhada as paróquias, através das foranias, vão encaminhar propostas baseadas nas necessidades pastorais.

6. A Escola Diocesana de Formação assumirá a formação dos Ministérios de Leitor, Acolito e Catequista, quando saírem as orientações da Santa Sé e da CNBB, sobre os mesmos.  

7. Agradeço pela presença de todos e pela boa vontade de colaborar com este projeto diocesano. Os participantes têm a esperança de receber o apoio de todos os segmentos da Diocese e poder contar com a compreensão dos irmãos e das irmãs da nossa família diocesana. 


+ Dom João Kot, OMI


Zé Doca, 30 de maio de 2021
Solenidade da Santíssima Trindade 




Créditos fotográficos:
 Seminarista Alexandre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário