OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 10 de julho de 2021

DIMENSÃO HISTÓRICA, ARQUITETÔNICA E BÍBLICA DE UMA BASÍLICA!

"A Riqueza de Vida Litúrgica e Pastoral e um vínculo especial com o Sumo Pontífice caracterizam as Igrejas com o título de Basílica!"

No dia 24 de maio do ano em vigência, por meio do Decreto De Título Basilicae Minore  "Domus Eclessiae" (Casa da Igreja) de 9 de novembro de 1989, da  Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, foi elevada à Dignidade de primeira Basílica a Igreja Matriz de São Sebastião em Carutapera, sendo esta a primeira do Maranhão! Por sua relevância, este artigo procura demonstrar abordagem histórica, conceitual, artística e bíblica acerca do que seja uma Basílica!

O termo latino basílica, deriva-se do grego "basiliké", palavra esta  que significa "régia ou real", o que dá origem à expressão "basiliké oikia", o mesmo que casa real! A história do nome e a dignidade de uma Basílica, provém da tradição do Império Romano, uma vez que sua estrutura arquitetônica e artística na antiguidade romana, tinha uma função econômica e jurídica, visto que no período do Império, Roma era o lugar onde estava localizado o Tribunal de Justiça! Esse tipo de edifício, que remonta à  época da República romana (509-27 a.C), servia originalmente para transações comerciais de grande escala, e, ao mesmo tempo, era tida como uma espécie de juizado! Depois que o Império Romano se tornou oficialmente cristão, começou-se a utilizar o termo "Basílica" para referir-se a determinadas Igrejas, geralmente grandes ou de importância histórica,  às quais se outorgava Ritos Especiais e privilégios em matéria de Culto! Atualmente, é este o sentido usado, tanto do ponto de vista arquitetônico como também religioso!

O Papa, única pessoa com potestade, concede o Título de Basílica a uma determinada Igreja, devido sua importância histórica, litúrgica e espiritual! É por este aspecto, que há somente quatro Basílicas com o título de "Basílica Maior", todas elas situadas na cidade de Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria e São Paulo extramuros! As demais Basílicas fora de Roma, ostentam o título de "Basílica Menor!" Este tipo de modelo arquitetônico, foi amplamente desenvolvido pelos romanos, sendo mais tarde adaptado como modelo para os Templos Cristãos!

É evidente, que desde a iniciativa do padre missionário italiano Augusto Mozzetti, entre os anos de 1949 a 1960, a qualificação da então Igreja Matriz à Dignidade hoje de Basílica Menor de São Sebastião, pois a mesma representa singular importância no contexto histórico, religioso, cultural e social da cidade maranhense de Carutapera -, agregando colaboratividade, solidariedade e voluntariado coletivo, como princípio e valor humanitário, identitário e sentimento de pertença!

À luz da Palavra de Deus, Templo ou Igreja Basílica, refere-se à  temática da manifestação da Glória de Javé na terra de Israel, no meio do seu povo, no Templo, como centro vivificante, atingindo a sua máxima expressão no texto bíblico de Ezequiel (cf. Ez 47,1-2.8-9.12). Segundo o Profeta, a presença da Glória de Deus no meio de Israel provoca transformações, trará condições de vida desde o início da Criação. Na Nova Jerusalém dos tempos Escatológicos, a presença de Javé será uma Bênção manifestada em poder Vivificante e Criador. O simbolismo da Água é retomado pelo Novo Testamento: do Lado aberto de Cristo (cf. Jo 19,31-37), Templo de Deus no meio dos homens, brotará o Espírito que tudo renova e recria, verdadeira fonte de águas vivas que jorram para a Vida Eterna. 

Eis aí a alta relevância, particular, única e essencial importância da nossa Digna, Bela, Exemplar e Histórica  Basílica de São Sebastião!


Texto por: 

Pe. José Raimundo Pinheiro, é padre diocesano de Zé Doca e atual Vigário Paroquial em Carutapera

Nenhum comentário:

Postar um comentário