Nos dias 12 e 13 de fevereiro, no centro de formação pastoral paroquial (CEFOPP), antiga escola Lassalista (CTA), aconteceu mais uma nova edição da assembléia paroquial da paróquia, cujos os temas abordados foram sobre: “Sinodalidade na Igreja” e a “Evangelização e Iniciação a Vida Cristã”. Com a presença de várias lideranças da Igreja local, entre eles coordenadores das pastorais, ministérios, membros dos conselhos comunitários, movimentos e serviços.
A assembléia iniciou-se, com uma bela oração, ministrada pelos irmãos da Comunidade Santuário de Nazaré, seguida por dinâmica conduzida pela comunidade Areia Branca- Barão de Tromai, cujo tema abordava “a dinâmica do medo e a libertação”. Colaborou na assessoria a Ir. Rosangela Maria, Missionária do Santo Nome de Maria, e o leigo Wellison Carvalho, da equipe de formação.
Dividido em três momentos principais, cada um deles, voltou-se para missão com abordagem e esclarecimento sobre participação e necessidade de dar passo a mais, numa Igreja em Saída. Com a temática do Sínodo dos Bispos em 2023 e as escutas sinodais na esfera de paróquia, houve também um tempo reservado para o debate entre grupos, reflexão sobre os pontos que mais chamaram a atenção no tema e espaço aberto para escutar os anseios do povo em relação à Igreja Paroquial — local e a Igreja Global.
No segundo momento, iniciado no domingo pela manhã, o tema trabalhado foi a Evangelização e a Iniciação a Vida Cristã. O tema foi trabalhado com bases no magistério da Igreja e os contextos históricos e sociais, vivenciados com a Pandemia, identificando as principais necessidades evangelizadoras
Por fim no terceiro momento do dia, realizado à final do domingo, sobre a presidência Pe. Alvelino Silva e vigário paroquial, Pe. Antônio Máximo, que fez um momento de escuta das comunidades, grupos e pastorais e orientações sobre os encaminhamentos necessários a serem dados. Como também a partilha dos temas do Círio do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré ano 2022 e Círio da Igreja Matriz da Imaculada Conceição 2022. Em conclusão a assembleia foram feitos os agradecimentos devidos e em jeito de encerramento rezou-se a “Oração do Pai-Nosso”
Nenhum comentário:
Postar um comentário