Com a graça e as bençãos de Deus, iniciamos este ano de atividades de nossa Escola Diaconal Bom Samaritano, com o I retiro, que ocorreu de 18 a 20 de fevereiro, no Centro Diocesano de Zé Doca, coordenado por nosso Diretor Espiritual, Pe. Márcio Júnior e acompanhado pelo Reitor da Escola Diaconal Pe. Romildo Gois, com a presença dos oito (8) candidatos ao Diaconato juntamente com as esposas das seguintes Paróquias: Paróquia São João Batista de São João do Carù, Paróquia São João Batista de La Salle e Nossa Senhora Aparecida de Zé Doca, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus Presidente Médici, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cândido Mendes, Paróquia São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré de Luís Domingues e Paróquia São Sebastião de Carutapera. Momento importante de encontro mais íntimo com o Cristo Eucarístico, pela vivência da fé e de nossa Missão. Refletimos sobre três temas fundamentais: o silêncio, sinodalidade e São José.
No primeiro momento, refletimos sobre a importância do silêncio em nossa vida, para podermos ouvir a voz de Deus. Ato de "abandonar-se" deste mundo e deixar-se conduzir pela ação do Espírito Santo. É o despojar-se, entregar-se na graça de Deus para melhor olharmos para nosso interior, nossa existência e buscarmos respostas novas para nossa vida, nossa missão. O silêncio nos purifica, nos disciplina, nos molda e faz o equilíbrio do nosso ser para contemplarmos a Deus pela oração. Para isso, precisamos nos encontrar, escutar e discernir.
Na segunda reflexão sobre o sínodo, enfatizou-se o momento em que estamos vivendo hoje no espírito da Sinodalidade. Na busca de uma Igreja, que viva mais profundamente na comunhão, participação e missão. "Ai de mim se não evangelizar" (São Paulo). Temos que ser uma Igreja mais inserida, humilde e em caminhada com o povo.
Finalizamos este momento com a Santa Missa, presidida pelo Reitor da Escola Diaconal Pe. Romildo Gois, juntamente com nosso Bispo Dom João Kot e o nosso Diretor espiritual Pe. Márcio Junior.
No último momento do Retiro, meditamos sobre a pessoa de São José. Homem do silêncio, humilde e justo, o que vê a face de Deus. É a sombra, a prefiguração de Deus, por cuidar incansavelmente de Jesus com zelo, paciência, amor, perseverança, etc. É o pai amado, o pai da ternura, na obediência, no acolhimento, na coragem criativa, o pai trabalhador, colocando-se inteiramente a serviço de Deus e de seu plano de salvação, sendo fiel a Deus, honrando e dedicando-se na missão de cuidar, ensinar, amar... e proteger Jesus.
Encerramos nosso encontro, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo nosso Diretor Espiritual, Pe. Márcio Júnior, e concelebrada por Pe. Josivaldo, Reitor do Seminário Propedêutico Sagrada Família de Zé Doca e contou com a participação dos Seminaristas propedeutas.
Texto por: Neodir Paulo Fossatti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário