SÁBADO 22/01
O dia foi dividido em três momentos principais, cada um deles presidido por uma figura importante no tema proposto. Antes das atividades do seminário serem iniciadas houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo assessor religioso da Pastoral Juvenil do Nordeste V, Padre James. O primeiro momento, desenrolado na parte da manhã, quem esteve a frente foi o Jovem Eduardo Brasileiro, que nos apresentou os aspectos da Economia de Francisco e Clara. Nesse momento houve diálogo entre os participantes do seminário e o palestrante, com exposições de pensamentos e dúvidas a cerca do tema. Houve também um tempo reservado para o debate entre grupos sobre os pontos que mais chamaram a atenção no tema.
No segundo momento, iniciado na parte da tarde, o tema trabalhado foi a Encíclica Laudato Si, trabalhada pelo jovem Igor Bastos, representante do Movimento Laudato Si nos países de língua portuguesa. O tema foi trabalhado com fundamentação nos contextos históricos e sociais, nas quais o documento foi criado. Houve um momento para a reunião em grupos. Onde buscou-se identificar as principais necessidades dos povos maranhenses de caráter socioambientais. Cada grupo expôs suas percepções e análises.
Por fim no terceiro momento do dia, realizado à noite, quem tomou parte do encontro foi o grupo de vereadores Coletivo do Bem, da Arquidiocese de São Luís. O momento foi de muita reflexão sobre a importância do jovem na política socio partidária. Houveram leituras de passagens dos Santos Evangelhos, que evidenciaram a atitude de Jesus em defesa da vida dos mais pobres e oprimidos. Momento dinâmico e de muito aprendizado. Lembrando que todos os momentos do dia foram acompanhados pelo bispo Dom Vilson e pelo Padre James.
DOMINGO 23/01
O dia foi iniciado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Vilson, bispo da Diocese de Imperatriz. Os trabalhos do dia começaram com uma pequena homenagem organizada pelas partes organizadoras do evento para o padre James, que com o Seminário se despedia do cargo de Assessor da Pastoral Juvenil pois esse ano retornará a sua cidade Natal Fortaleza – CE. Logo após, os trabalhos foram efetivamente iniciados e quem esteve a frente foi o Bispo Antônio de Assis, que trabalhou as especificidades da Exortação Queria Amazônia e expôs um pouco do trabalho que vem realizado na América Latina com embase na exortação e no Sínodo da Amazônia.
Após o trabalho sobre a Querida Amazônia foram encerrados houve uma reunião por Diocese onde os representantes de cada uma, teriam que sugerir de um a dois compromissos que envolvesse os temas expostos no Seminário, para serem assumidos e trabalhados nas Dioceses.
Como Diocese de Zé Doca refletimos a necessidade de formação voltada para a Pastoral Juvenil da Diocese, organizada pelo próprio conselho Diocesano afim de promover a construção coletiva da Juventude da Diocese de Zé Doca. Cada um apresentou os compromissos e com isso houve os agradecimentos e encerramento oficial do seminário. Após o almoço cada participante começou a se organizar para retornarem para suas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário