OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 28 de junho de 2022

A REALIDADE DE FÉ E COSTUMES EM LLALLAGUA - BOLÍVIA

 


   Por: Diác. Manoel Junior

O município de Llallagua situado no Norte Potosíno na Bolívia, é marcado fortemente pelo trabalho mineiro, de forma muito particular na extração de Estanho. Essa é uma realidade de vida sofrida e perigosa bastante comum em meio a população local.

    Com isso surge a fé e os costumes,  transmitidos por gerações, como uma forma de conhecimento e também presença da Igreja Católica nessa realidade, Alguns membros da Rádio Pio XII, juntamente com o Pé. Gary, Diácono Manoel e o Ir. Omar, fizeram uma visita ao interior da mina de Estanho, para terem uma base de conhecimento de como é o trabalho dos mineiros e como é feito a extração do mineral. Nestas minas, por muitas vezes, os mineiros entram nas galerias agachados ou se arrastando, por ser muito pequeno o espaço, essa experiência foi vivenciada pelos visitantes onde enfrentaram, frio, calor, água e gás.


   Em meio a essa realidade encontra-se a fé e os costumes, a fé que os mineiros possuem na Mãe de Jesus, e o costume de apresentar oferendas ao Tio da mina, uma espécie de diabo que segundo eles é o dono do mineral. Antes de entrar na mina pedem a proteção de Nossa Senhora e ao chegar ao interior da mina pedem permissão ao Tio, onde oferecem velas, cerveja, coca, sacrifícios de animais etc. Podemos perceber como a necessidade de vida faz com que o homem tenha uma crença, pois acreditam que de alguma forma podem ser recompensados e no futuro mudarem de vida. 


   Assim vivem os mineiros e mineiras nos altiplanos bolivianos, homens e mulheres que lutam pela sobrevivência e sempre alimentando a fé e costumes.















Nenhum comentário:

Postar um comentário