OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 13 de junho de 2022

IV ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA EM SANTARÉM-PA

Em um clima de colegialidade, sinodalidade e comunhão, realizou-se em Santarém o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Brasileira para comemorar o 50º aniversário do Documento de Santarém. O mesmo aconteceu de 06 a 09 de junho de 2022, no Seminário São Pio X. Participaram deste encontro mais de 100 pessoas, dentre elas, cardeais, bispos, presbíteros, vida religiosa, leigos (as), indígenas e comunidades tradicionais. 

Na missa de abertura os participantes foram acolhidos pelo bispo anfitrião Dom Irineu.  Também durante esta celebração foi acolhida a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré a Rainha da Amazônia proveniente de Belém-PA. Após a missa Dom Raimundo Possidônio, bispo coadjuntor de Bragança.  Fez um memorial do Documento de Santarém de 1972 destacando que este documento foi um “encarnar na realidade” foi e é uma grande luz para a caminhada da Amazônia, ele também marca uma evangelização inculturada e libertadora. 

O Papa Francisco enviou uma carta e bênção Apostólica aos participantes do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Brasileira, onde o santo padre expressou sua alegria e comunhão com a Igreja na Amazônia. Nesta carta o papa pede que “sejam corajosos e audaciosos, abrindo-se confiadamente à ação de Deus que tudo criou...”, o final do encontro lhe foi enviado uma carta de agradecimento e encorajamento na missão. 

Dom Mario, arcebispo de Cuiabá   represente da REPAM em sua fala frisou que “quando estamos reunidos o Espírito Santo vem... caminhemos juntos, na fé e no anuncio do reino de Deus, unidos em rede vamos mais longe”. 

Dom Leonardo arcebispo de Manaus (cardeal nomeado) foi muito aplaudido como o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Em uma de suas intervenções ele disse “Hoje estamos reunidos como Igreja Sinodal, esta Igreja precisa retomar a caminhada avaliando nosso ser Igreja viva”. 

Dom Erwin (bispo emérito de Xingu) fez sua participação no encontro de forma online, destacando a importância do Documento de Santarém para a formação dos leigos, para as comunidades de Base como primeiro núcleo de evangelização.  

Ir. Inês presidente da CRB nacional falou destacando a grandeza do documento de Santarém de 1972 para a vida religiosos (as) nesta região amazônica. 

Cardeal Pedro Barreto do Peru e presidente da CEAMA (conferencial eclesial amazônica), em sua fala frisou “aqui em Santarém estamos vivendo um Kairós de Sinodalidade, onde precisamos recordar, viver e olhar o futuro com amor, estamos aqui vivendo tempo de gratidão, comunhão e Esperança”. 

Foi feita uma análise da conjuntura por Dr. Luís Fernandes que destacou os impactos do capitalismo desordenado sobre a Amazônia e a dificuldade de novas alternativas para superar a crise de mentalidade e de sustentação. 

Durante o Encontro além de refletir   o documento de Santarém de 1972 foi elaborado um novo documento afim de reafirmar e atualizar a ação evangelizadora na Amazônia, este novo documento tem como título: “Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e profecia”.

Este novo documento destaca as necessidades da Igreja, (encarnação na realidade e uma evangelização libertadora). Apresenta “A querida Amazônia” como lugar de beleza e desafio, demonstra a necessidade de uma Igreja com rosto amazônico em seguida apresenta novos caminhos de evangelização traçando linhas prioritárias;

     - Fortalecimento das comunidades de base;

    - Formação dos discípulos e missionários na Amazônia;

    - Defesa da vida dos povos da Amazônia;

  - Cuidado com a casa comum (migração, mineração e megaprojetos de infraestrutura); 

   - Evangelização das juventudes. 

Ao término do encontro, foi dirigida uma mensagem ao povo de Deus afirmando a necessidade de “continuar a semeadura do evangelho em nossa Querida Amazônia”. 

Iluminados pelo Espírito Santo, com muita alegria e fé   se concluiu este abençoado Encontro que foi expressão de forte sinodalidade em nossa Igreja. No encerramento os participantes cheios de esperança se comprometeram a vivenciar e divulgar tudo o que o novo documento orienta. 







Por Mon. Raimundo Brito dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário