A Paróquia da Imaculada Conceição de Cândido Mendes torna público na noite de hoje, 12 de junho, o Cartaz do Círio 2022, após celebração eucarística presidida pelo pároco Padre Alvelino Silva Santos e concelebrada pelo vigário paroquial Padre Antônio Ribeiro Verde e transmitida ao vivo para milhares de pessoas pelas redes sociais Pascom de Candido Mendes.
A apresentação foi sucedida pela programação Arraial da Padroeira, espaço cultural para apresentação de danças culturais como bumba boi, quadrilha, tambor de criola e apresentação de misses caipiras.
Veja a seguir a descrição do cartaz pelas palavras da diretoria do Cirio 2022:
O cartaz do Círio da Imaculada Conceição 2022
A arte do cartaz é uma criação e confecção do programador Andrew Sousa. A peça trás em sua composição o tema do círio do ano "Maria, Mae da Família" e lema por uma Igreja em Família, com participação, comunhão e missão.
Nossa Senhora, tradicionalmente é representada com seu manto azul, cor da espiritualidade, da verdade, da fidelidade. Mas neste ano resgatamos a cor rosa, pois o rosa é proveniente ou secundário do vermelho e do branco. Vermelho, cor do amor, virgindade, da paixão, do sacrifício, o branco, cor da pureza.
A representação da Imaculada Conceição de Maria é rica em significados, entretanto, antes de compreendermos todos os simbolismos contidos na imagem, vamos saber mergulhar no significa que a arte do cartaz da Imaculada Conceição.
Desde as comunidades primitivas, os séculos que sucederam a morte de Jesus, os cristãos atribuíam um significado místico às rosas. Neste contexto se tem relatos que as catacumbas de São Calisto, que foram achadas em Roma no século III, indicam o antigo costume dos cristãos de desenhar rosas para representar o paraíso.
Alguns Santos na vida da Igreja como São Cipriano de Cartago, usava a rosa para simbolizar o martírio. Assim a partir do século V, a rosa se tornou símbolo da Virgem Maria, fato que pode ser constatado ao olharmos as representações de Maria mais antigas do oriente, que representam Nossa Senhora com o Menino Jesus em seus braços e uma rosa em sua mão.
Foram em moldura do quadro, estamparam as representações mais famosas, pintadas no período medieval por Tiziano e Cantarini e outros artistas, conhecida como Madona Rosa.
Com a oração do Santo Rosário, iniciada com os monges na Idade Média, conjunto de rosas ou flores de Maria, as Famílias podem simbolizar e rezar contemplando os mistérios da vida de Jesus, como símbolo muito presente na devoção católica pela intercessão de Maria.
São João Paulo II afirmou que : “Contemplando os Mistérios da vida de Cristo, numa perspectiva mariana é afirmar que ‘Maria é, ao lado do seu Filho, a imagem mais perfeita da liberdade e da libertação da humanidade e do cosmos. É para ela, pois, que a Igreja, da qual ela é mãe e modelo, deve olhar para compreender, na sua integralidade, o sentido de sua missão’”.
A piedade popular refletida pelo Papa São Paulo VI na encíclica Evangelii Nuntiandi, “conduz-nos a pensar na necessidade de uma religiosidade popular que bem orientada, com uma pedagogia da evangelização, que traduza a sede de Deus, que somente aos pobres e simples podem experimentar” , assim que um verdadeiro encontro com Deus em Jesus Cristo, na forma singela de almas subindo continuamente até o Céu.
Recordamos Maria Santíssima invocada em vários títulos, milagres acontecem pela graça de Deus, a intercessão da Imaculada Conceição, assim como narra as escrituras sagradas nas duas famílias, a desconhecida em Caná da Galileia no casamento e a família de Zacarias e Isabel.
Neste contexto salientamos o Tema e Lema do Círio 2022, pois cuidar e proteger a família, são características da Virgem Maria, se preocupa com todos, é prestativa e sempre disponível para cuidar da vida e do bem comum.
Quando Maria reconhece que Deus a escolheu para participar de seu projeto de salvação, coloca-se a caminho, num processo sinodal, suas experiências narradas pelas sagradas escrituras, balizam o encontro de gerações, na partilha de experiências de vida em Família, aonde o Deus da vida é reconhecido e louvado.
Suas palavras e seu agir são uma seta que aponta sempre para Jesus, seu Filho. A coragem, a escuta, o compromisso e o cuidado que vemos em Maria, inspira a todos nós e nos provoca estar em famílias com participação e comunhão, a discernir, a ter coragem, a escutar os sinais dos tempos, a comprometer-nos com um mundo novo, cuidando uns dos outros e vivendo a vida como missão.
Neste pensamento queremos suplicar a soberano e autor das nossas vidas, Deus, Uno e Trino, neste ano 2022, pelas Famílias e rezar, meditar e celebrar no novenário, clamando a intercessão da consoladora dos aflitos e refúgio dos pecadores pelas realidades das famílias humanas.
Bem Aventurada Virgem Santíssima, Imaculada Conceição, rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário