OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

COMUNICADO EPISCOPAL - REUNIÃO DO CLERO II (TEMÁTICAS VOCACIONAIS)

 

   Saudações em Jesus Cristo envio a todo o Povo de Deus da Diocese de Zé Doca.

   Dando prosseguimento ao Comunicado acerca da reunião do clero, trato agora das temáticas vocacionais, que se revestem de uma relevância peculiar para nós, pois o Senhor nos escolheu e nos chamou para guiarmos Seu rebanho – sobretudo oferecendo-lhe o alimento espiritual da Palavra e da Eucaristia, a fim de ele cresça cada vez mais em número e santidade.

1.    Coleta diocesana para os seminários: nossa Diocese se alegra e humildemente acolhe cada vocação que Deus confia aos nossos cuidados. Nesta data temos 11 seminaristas maiores, dois propedeutas e dois no estágio pastoral, mais um diácono transitório. É uma bênção e riqueza, sem dúvida. Para manter a formação precisamos do apoio espiritual e material de todos desta família diocesana. Alguns anos atrás, decidimos implantar na Diocese uma coleta especial para estes fins. Cada paróquia escolhia o final de semana para fazer a mesma. Na última reunião do clero debatemos o assunto e percebemos que podemos fazer mais e melhor. Foi acertado que a partir do ano de 2023 será feita a COLETA DIOCESANA PARA OS SEMINÁRIOS NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DO MÊS DE AGOSTO. Agradeço aos padres e todos os diocesanos que nos ajudam, compreendem e confiam no nosso trabalho. Deus vos abençoe pela generosa colaboração.

2.   Seminário Maior: depois de ouvir o parecer do Reitor, Padre Raimundo Brito dos Santos, da Equipe Diocesana de Formação e do Conselho Presbiteral aceitei o pedido dos seminaristas Geovane de Sousa Lima e Joaquim Soares de Sousa Filho para admissão às ordens sacras e do seminarista Jakson da Silva Alves para o leitorado. As datas das celebrações e outros detalhes serão divulgados posteriormente.

3.   Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes é composta pelo Bispo, três diáconos eleitos (Joselito, Flávio e Paulo) e Padre Romildo. Foi decidido que Padre Romildo acompanhará a formação permanente e direção espiritual dos diáconos permanentes. A confraternização natalina e a reunião pastoral de 2022 dos diáconos irá acontecer no final de semana 17 e 18 de dezembro, junto com a Escola Diaconal (os casais diaconais e os casais dos candidatos).

4.  Escola Diaconal Bom Samaritano: estamos concluindo segundo ano formativo na escola e com isto os oito candidatos ao diaconato permanente apresentaram seus pedidos de admissão às ordens sacras. Depois de ouvir o parecer do Reitor da Escola Diaconal, dos padres das paróquias dos candidatos, da Equipe Diocesana de Formação e do Conselho Presbiteral, todos os oito foram aceitos. Definimos o retiro espiritual para admissão e logo depois a Missa, que será celebrada na Paróquia São João Batista de la Salle e N. Sra Aparecida no dia 16 de dezembro, às 19h00.

5.   Os votos e a ordenação diaconal: na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Boa Vista do Gurupi, o seminarista João Vitor, dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, que vivencia seu estágio pastoral na nossa Diocese, no dia 27 de agosto fará sua profissão perpétua; e no dia 26 de novembro será ordenado diácono. Desde já todos estão convidados a participar e rezar por ele, pela Congregação dele e toda a missão que em conjunto exercemos no Maranhão.


Com minha bênção e meu abraço fraterno,

 

 

Dom João Kot, OMI

Bispo diocesano de Zé Doca

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário