Aconteceu no dia primeiro de outubro em Centro Novo do Maranhão, a terceira assembleia forânea de pastoral.
A assembleia contou com a participação de 60 pessoas, incluindo os padres Henrique Baltazar de Amapá do Maranhão, Vicente Issa OMI de Junco do Maranhão, Márcio Júnior de Maracaçumé, Jose Raimundo da Silva de Nunes Freire e Pe. Cosmo de Centro Novo. Como destaque principal, tivemos a presença do nosso Bispo Dom João Kot, que chegou desde o início e permaneceu até o fim. Presença muito estimuladora para garantir esse elo de união entre todas as paróquias da forania e as lideranças presentes. Depois da oração inicial e acolhida do vigário forâneo Pe. Cosmo de Souza Almeida, Dom João abriu os trabalhos com sua fala inicial e acolhida dos participantes
Muito marcante foi também a presença do Vicariato Episcopal para os ministérios extraordinários. Esteve presente toda a equipe: Pe. Agnaldo, Pe. Jose Raimundo Pinheiro, Gilmakes, Irmã Jaiara e Sandra.
Diferente da assembleia Diocesana, que toma decisões importantes, por ter peso diocesano, a assembleia forânea é mais na modalidade de avaliação da caminhada a partir dos assuntos tratados na assembleia diocese.
Os assuntos iniciais sobre a Sinodalidade ficaram sobre a responsabilidade da secretaria diocesana nas pessoas dos seminaristas Adauto e Marcinaldo, que fizeram uma ótima apresentação e levaram a assembleia a um trabalho de grupos sobre os temas abordados
O tema da Sinodalidade voltou e agora com uma tonalidade bem mais importante, a partir dos trabalhos recolhidos de todas as paróquias, sintetizados nas foranias e resumidos pela equipe de secretaria da Diocese para os assuntos referentes ao Sínodo. O tema principal da assembleia foi: Sinodalidade, Comunhão, Participação e Missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário