A Jornada Vocacional dos Seminaristas, foi uma iniciativa do Pe. Josivaldo Rodrigues, Promotor Vocacional Diocesano da Diocese de Zé Doca e Reitor do Seminário Propedêutico Sagrada Família; a iniciativa teve total apoio do Bispo Dom João Kot. A Jornada Vocacional, teve como objetivo promover as vocações, conscientizar as comunidades sobre a importância das mesmas, aproximar os seminaristas das realidades paroquiais, possibilitando que estes conhecessem e fossem conhecidos pelo povo de Deus que rezam por suas vocações.
A Jornada Vocacional dos Seminaristas, iniciou no dia 30 de dezembro de 2022, e percorreu três Foranias da nossa Diocese de Zé Doca, sendo elas: Forania Santa Luzia, Forania Santo Antônio e Forania Nossa Senhora da Conceição. A Jornada foi dividida em quatro partes, de modo que atendesse quatro paróquias, sendo elas: 1ª São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida em Araguanã, 2ª São João Batista em São João do Caru, 3ª Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Cândido Mendes, 4ª Basílica de São Sebastião em Carutapera. Contou, ainda, com a ajuda e apoio da paróquia São Francisco de Assis em Nova Olinda do Maranhão e da Área pastoral de São José do Paruá. Para atender as paróquias acima citadas, foram divididas duas equipes de seminaristas, a primeira ficou os seminaristas: Mateus, Erlan e Rodrigo, dos dias 30/12/2022 a 15 de janeiro de 2023 e a segunda ficaram os seminaristas: Lúcio, Francisco e Alexandre, dos dias 16 a 28 de janeiro. As duas equipes foram acompanhadas integralmente por Pe. Josivaldo.
Assim sendo, os seminaristas Alexandre, Francisco, Lúcio e Pe. Josivaldo, deram continuidade a quarta e última etapa da 1ª Jornada Vocacional dos seminaristas. Os mesmos foram recebidos na paróquia São Sebastião em Carutapera entre os dias 23 e 29 de janeiro, assim sendo acolhidos pelo Pe. Agnaldo, pároco desta paróquia e reitor da Basílica Menor de São Sebastião, o Vigário Paroquial e Vice-Reitor da Basílica, Pe. José Raimundo Pinheiro, e o Capelão honorário da Basílica de São Sebastião, o querido Mons. Mario Racca.
As atividades tiveram início no dia 23, onde os seminaristas juntamente com Pe. Josivaldo e as Irmãs Franciscanas Alcantarinas, além de alguns agentes da Pastoral da Criança, fizeram visitas a várias famílias da zona periférica de Carutapera, sempre reforçando que nossa primeira vocação é à vida, somos chamados à vida e também a preservá-la desde o início.
Nos dias 24 e 25 de janeiro, foram realizadas visitas nas comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santo Antônio, respectivamente, juntamente com a reza do Terço Vocacional, momentos de partilha com a comunidade e a celebração da Santa Missa, com uma temática vocacional e recheada de testemunhos.
Na Quinta-feira, dia 26, os seminaristas se dirigiram para a Comunidade Nossa Senhora do Livramento, no povoado de mesmo nome, onde pela manhã realizou-se formação vocacional com os jovens e adolescentes, no período da tarde houve um momento de convivência com os jovens e à noite a Celebração da Santa Missa na capela da comunidade. No dia Seguinte, Sexta-feira, as atividades foram concentradas à tarde na Comunidade São Lourenço, com formação e no fim do dia Santa Missa com grande participação de fiéis daquela comunidade.
Já no Sábado, dia 28, foi realizado o encontro Vocacional com adolescentes e jovens da sede e alguns povoados vizinhos à cidade, no Teatro São José. No fim deste foi Celebrada a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, encerrando assim a passagem dos Seminaristas e Pe. Josivaldo pela Paróquia São Sebastião, em Carutapera.
Deste modo, agradecemos imensamente ao pároco, Pe. Agnaldo, ao Vigário Paroquial, Pe. José Raimundo Pinheiro e ao reverendo Mons. Mario Racca, pelo carinho e disponibilidade de acolher aos Seminaristas e ao Pe. Josivaldo, assim também externamos nosso agradecimento a todos os fiéis pelo empenho e dedicação nos dias que se passaram.
Por fim, a 1ª Jornada Vocacional dos Seminaristas da Diocese de Zé Doca, teve o intuito de conscientizar o nosso povo de Deus sobre a realidade das vocações e criar uma cultura vocacional, além de proporcionar aos seminaristas um conhecimento mais amplo da realidade das comunidades rurais e urbanas, sejam elas realidades espirituais, pastorais e principalmente vocacionais.
Agradecemos a Forania Santa Luzia, a Forania Santo Antônio e a Forania Nossa Senhora da Conceição, e de forma especial, as Paróquia por onde os seminaristas passaram, na pessoa de seus párocos, Pe. Adriano, Pe. André Brás, Pe, Avelino, Pe. Agnaldo e Pe. Romildo.
Rogamos a Deus, Nosso Senhor, que nos cumule de bençãos e graças, para que possamos continuar a missão de evangelização; recorremos também à proteção da Virgem Maria, que ela interceda por todos nós e nos cubra com seu manto sagrado, e assim amparados pela divina misericórdia intensifiquemos nossas orações para que ele dê para a Igreja, e de forma especial, para nossa Diocese, boas e Santas Vocações. Assim seja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário