Dom João Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
“FIAT MISERICORDIA TUA”
N º 09 / 2023
COMUNICADO EPISCOPAL,
Sobre alguns encaminhamentos depois da reunião com os Vigários forâneos
Saudações em Jesus Cristo envio a todos os Irmãos e as Irmãs da fé na Diocese de Zé Doca.
Na reunião extraordinária com os Vigários forâneos (14/07/2023; Pe. Paulo Ricardo, Pe. Romildo, Pe. André Luís e Pe. Josenildo), analisamos em primeiro lugar a nossa realidade pastoral, o papel das foranias e dos vigários forâneos.
Assessorados pelo Pe. Pedro Eduardo os vigários forâneos foram orientados sobre a sua missão e como manter o equilíbrio saudável nas relações dentro da forania (com todas as categorias do povo de Deus) e com a Diocese, como tudo, e o Bispo diocesano. Tiramos e esclarecemos as dúvidas, para podermos cumprir nossos ofícios com a coerência e competência.
Dos assuntos tratados na segunda seção da reunião alguns devemos tornar públicos para facilitar os próximos trabalhos:
1) Assembleia Diocesana de Pastoral: foram confirmadas as datas: 17 a 19 de novembro de 2023; também o tema (definido já em 2022): Liturgia e suas implicações práticas. Assessoria foi confiada a Comissão Diocesana de Liturgia.
Antes da Assembleia Diocesana de Pastoral será enviada e publicada Carta convocatória com mais detalhes e orientações. Na fase preparatória a Comissão Diocesana de Liturgia vai visitar as foranias para recolher os dados necessários para bom êxito de nossos trabalhos e aplicações práticas no dia a dia da pastoral.
2) Comissão Diocesana de Liturgia: depois das consultas e nomeações de novos assessores, e com o consentimento dos vigários forâneos decidimos criar a Comissão Diocesana de Liturgia. Fazem parte desta Comissão: Pe. Josenildo Tavares Ferreira, OMI – como presidente e responsável pela animação litúrgica da Diocese e os membros: Pe. Emerson Adriano Mendes de Andrade – responsável pelas cerimonias oficiais da Diocese e formação de cerimoniários, Pe. Josivaldo Rodrigues da Silva – para cuidar da animação e formação de coroinhas e por fim Pe. Agnaldo Costa Oliveira – Vigário episcopal para os ministérios laicais.
A Comissão, como responsável por tudo que é a vida litúrgica da Diocese, tem que trabalhar como uma equipe unida e sintonizada com os eventos promovidos e articulação formativa. A liturgia é um campo enorme de atuação, de importância que impacta o cotidiano das nossas comunidades, então precisa mais que uma pessoa para responder aos desafios.
Desde já agradeço a disponibilidade de todos e por assumir assessoria da Assembleia Diocesana de Pastoral 2023.
3) Coordenação Diocesana da Pastoral do Dízimo: na mesma linha de atuação irá o trabalho com a Pastoral do Dízimo. Pe. Paulo Ricardo – assessor diocesano, foi encorajado, ao apresentar a proposta, para criar equipe diocesana desta pastoral. Contamos com a cooperação nas foranias e desejamos que a Coordenação Diocesana possa ser um suporte valioso, competente e incentivador da Pastoral do Dízimo nas nossas paróquias.
Peço vossas orações pelo bom êxito dos nossos serviços missionários e pastorais. Minhas bênçãos envio.
Dom João Kot, OMI
Bispo diocesano
Zé Doca, 17 de julho de 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário