OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 29 de julho de 2023

EXPERIÊNCIA PASTORAL DOS SEMINARISTAS NA COMUNIDADE CATÓLICA MARANATHÁ NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

  Neste ano em que a Igreja no Brasil nos convida a refletir sobre Vocação: Graça e Missão com os Corações Ardentes, Pés a Caminho (Lc 24,32-33), nós, seminaristas da Diocese de Zé Doca que estudamos no seminário Maria Mater Ecclesiae em Itapecerica da Serra – SP realizamos uma bela missão neste mês de Julho na Comunidade Católica Maranathá distribuída em três bairros diferentes do Rio de Janeiro: Cordovil, Lins de Vasconcelos e Cosme Velho. 

  O Maranathá, nestes quase 23 anos de missão no Estado do Rio de Janeiro, busca ser um coração misericordioso, o próprio Cristo, para todos os que vivem nas trevas, ou seja, focam no acolhimento dos nossos irmãos e irmãs que buscam cura e libertação das drogas oferecendo assistências com psicólogos e assistentes sociais, bem como formações na área espiritual (no anúncio e vivência do amor misericordioso de Cristo) e humana. Chegamos ao Rio de Janeiro no dia 26 de Junho e fomos recebidos pelos fundadores da Comunidade Srº José Martins Cipriano e Srª Marina Pereira Cipriano que nos conduziram à primeira casa.

  Na Casa do Bairro Cordovil, permanecemos durante 10 dias, que foram marcados por momentos de convivência: partilhas de experiências, momentos de oração (terços marianos e da misericórdia, leitura e partilha da Palavra de Deus, Santa Missa aos sábados e Grupo de Oração às segundas-feiras), de lazer (futsal e tênis de mesa, incluindo a Festa Junina que houve na Casa). 

  Em todas as Casas do Maranathá é indispensável também a laborterapia, que consiste na realização de trabalhos para o serviço aos irmãos e manutenção e organização da casa. Assim, agradecemos à coordenadora da Casa, a Srª Nucia e a todos os funcionários internos e consagrados pela convivência, e pedimos que Jesus Misericordioso continue abençoando a cada um nesta missão no serviço aos nossos irmãos que muito necessitam.

  Na Casa do Bairro Lins de Vasconcelos, vivenciamos bons momentos com os servos consagrados e com os irmãos recebidos: momentos de oração (Santa Missa diária, Terços mariano e da misericórdia, leitura e partilha da Palavra de Deus e Grupo de Oração as segundas e sextas-feiras), formações sobre orientações aos dependentes químicos e o que as drogas causam na vida dos usuários. Nossa missão concluiu nesta casa com a formação das novas comunidades realizada na Casa Mãe do Verbo (Sementes do Verbo) no Bairro Riachuelo.

  Na Casa do Bairro de Cosme Velho, onde concluímos nossa missão, fomos recebidos pelo Srº Osmar e pela Srª Renata juntamente com todos os voluntários e os irmãos que lá residem temporariamente. Nesta Casa do Maranathá buscam reascender nos irmãos a certeza da misericórdia divina reafirmando o plano que Deus na vida de cada um no convite a ter um encontro verdadeiro com o Senhor: “se vocês estão aqui simplesmente por libertação das drogas, não vai demorar muito e pedirão para ir embora; a verdadeira cura se consegue quando antes se tem uma experiência verdadeira com Jesus Cristo”.

  “Essa missão, sem dúvida, foi uma experiência enriquecedora onde aprendi bastante...tivemos vários momentos de conversas com os irmãos acolhidos. Percebemos o quanto ficam felizes em poder compartilhar momentos felizes e tristes de suas vidas na intenção de, primeiro ser ouvidos, segundo poder ouvir uma palavra de conforto e esperança”.

 “Fazer uma experiência numa casa de recuperação de dependentes químicos é transformador e desafiador ao mesmo tempo. E estes dias de missão nas casas da Comunidade Católica Maranathá forma singulares. As histórias compartilhadas entre os residentes mostram uma jornada comum de dor, perda e busca por uma nova esperança, e que a força de vontade é capaz de dar um novo rumo à vida de cada um dos que se deixam moldar pelo Espírito Santo. Cada pequena vitória é celebrada coletivamente, reforçando o senso de comunidade”.

 É uma oportunidade sem par na vida de um cristão, e principalmente na daqueles que se preparam para o sacerdócio, poder contemplar o rosto do Cristo sofredor nos irmãos que passam pelas maiores provações. Foi esta a experiência de poder conviver na Comunidade Católica Maranathá. 

 Agradecemos e louvamos a Nosso Senhor Jesus Cristo por continuar nos mostrando que sua misericórdia é também esperança dos que buscam realmente unir-se verdadeiramente a Ele; nossos agradecimentos se estendem ao nosso Bispo Dom João Kot, OMI, por nos proporcionar esta linda e desafiadora  missão, e na pessoa do Srº José Martins e da Srª Marina, fundadores desta obra, agradecemos imensamente a toda a Comunidade Católica Maranathá pela convivência e pela calorosa acolhida nestes dias de missão. 

 Rogamos ao bom Deus que, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, São Francisco de Assis e Madre Teresa de Calcutá, continue abençoando e concedendo forças para perseverar nesta bela obra em restaurar vidas para Cristo Jesus.











Nenhum comentário:

Postar um comentário