OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

IV NORDESTÃO DA CATEQUESE

 

   Nos dias 21,22 e 23 aconteceu o IV Nordestão da Catequese em Teresina no Piai, que teve como tema: “Catequese à Serviço do IVC numa Igreja Sinodal”, e lema: ‘ Lançai vossas redes para a pesca’ (Lc 5,4), assessorado pelo arcebispo de Olinda e Recife Dom Paulo Jackson Nóbrega de Souza. (2º Vice-presidente da CNBB) e pelo Pe. Jânison de Sá Santos (subsecretário adjunto de pastoral da CNBB).

    Representando a nossa de Diocese de Zé Doca, estiveram presente, o Padre Paulo Ricardo Marques (Vigário forânio da forânia Nossa Senhora da Conceição), a Irmã Jaiara da Silva Nogueira (assessora diocese de catequese), Mariana dos Anjos (assessora forânia de catequese na forânia São Pedro) e a Francilene Mafra Silva (catequista na forânia Santa Luzia). 

   Ao iniciar o encontro Dom Juarez Marques de Souza da Silva, arcebispo de Teresina e presidente do Regional NE 4, acolheu a todos (as) destacando a parti do tema e do lema que a missão de evangelizar exige convicção de fé e que está convicção só acontecerá por uma catequese de orientação catecumenal a serviço da IVC. Destacou ainda que precisamos voltar às origens, beber da fonte original (Cristo e as primeiras comunidades) para que a catequese catecumenal proporcione o encontro pessoal com Cristo que, conforme Papa Bento XVI, na origem do ser cristão não está uma grande ideia, mas um acontecimento, uma pessoa, Jesus Cristo. Este encontro deve formar discípulos e discípulas numa vivência de comunidade.  

   A seguir Dom Paulo Jackson nos fala sobre a urgência em evangelizar não apenas por palavras, mas, por uma experiência vivida que faz com que a também outros sejam motivados a fazer esta experiência de vida, que catequistas que somos todos (Bispos, padres, religiosos (as), diáconos, seminaristas, leigos vocacionados ao ministério catequético) devemos oferecer sólidas orientações a todas as pessoas, formando sua consciência para a vida. Por uma catequese atuante, vibrante, viva, orientadora de vida, que inicie a Vida Cristã numa caminhada de Igreja sinodal. 

  Nestes dias Bispos, padres, catequistas, religiosas (os), diáconos, seminaristas, foram convidados (as) a aprender a sepultar e deixar partir o que já morreu, o saudosismo, a ideias arraigadas, o no “meu tempo que era bom” e a sermos parteiros (as) deixar vir ao mundo uma Igreja viva, com vida nova, esperança, novo suspiro, novo jeito de ser. Com este espirito devemos todos enquanto Igreja inserirmo-nos neste processo de IVC.

  Além dos já citados acima, estiveram presentes o bispo auxiliar de Fortaleza-CE, Dom Júlio César; o bispo de Grajaú-MA, Dom Rubival Cabral Britto; o bispo de Picos-PI, Dom Plínio Luz; o bispo de Campo Maior-PI e vice-presidente do Regional Nordeste 4, Dom Francisco de Assis e o bispo de Oeiras-PI e secretário do Regional Nordeste 4, Dom Edilson Soares Nobre. 

    O Nordestão de Catequese é um evento que acontece de 3 em 3 anos, reunindo catequistas de todo o Nordeste.  NE 1 (Ceará), NE 2 (Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte), NE 3 (Bahia e Sergipe), NE 4 (Piauí) e NE 5 (Maranhão). Sua primeira edição aconteceu em 2013, em Maceió-AL; a segunda, em 2016, em Fortaleza-CE, e a terceira em 2019, em Aracaju-SE. Durante o encerramento desta que foi a quarta edição foi anunciado que o 5º Nordestão de Catequese será sediado na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, no Regional Nordeste 5.


Texto: Ir. Jaiara






Um comentário: