Nos dias 01 a 06 de agosto de 2023 aconteceu em Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude, onde jovens e adultos do mundo inteiro e que professam a fé católica se reuniram junto ao Papa Francisco para celebrar a fé e reanimar a juventude para sermos verdadeiros anunciadores da Palavra de Deus nos tempos de hoje.
O missionário da comunidade Novo Ardor e paroquiano nesta diocese de Zé Doca, Renan Pereira, esteve presente e testemunha para nossa diocese como foi essa experiência junto a igreja católica universal:
“ Bom dia povo de Deus! Me chamo Renan Pereira, sou consagrado na Comunidade Católica Novo Ardor, sou celibatário e resido hoje na casa de missão em Zé Doca. Desde o dia 24 de julho comecei minha peregrinação para Portugal vivendo uma experiência magnífica da providência divina que sustentou a mim e meus outros 3 irmãos de comunidade durante toda a viagem.
A JMJ para mim é sempre um momento de renovar as forças e perceber ao mesmo tempo que existem tantos outros jovens tentando buscar a santidade e sofrendo de provações semelhantes as nossas.
A viagem até lá, foi um desafio, por ser a primeira vez que saí do país. Muitas preocupações com o dinheiro para ficar lá, e ver naqueles jovens as mesmas preocupações, mas mesmo assim animados, e prontos para viver essa jornada me animou também.
A Jornada ,para quem nunca participou, é uma verdadeira aventura: dormir em sacos de dormir, andar quilômetros por dia, embaixo do sol quente, encarar multidões, no metrô, no ônibus e nas ruas para chegar no alojamento... tudo isto para dizer que é preciso sair de si, superar seus limites, ser resiliente perante as provações do dia para ser mais santo.
Implicitamente o que este grande evento diz é que o caminho da santidade é exigente, mas é para todos, como dizia o Santo Padre em uma das reflexões na JMJ: “Deus ama e chama a todos, todos, todos”. Para que todos encontrando a Deus, e se sentindo amados, possam se converter para a maior glória de Deus. E se isto parece barganha de Deus conosco, é porque ainda temos medo de mudar, e largar nossos pecados de estimação, nossas ideologias, nossos afetos desordenados para ser aquilo que Deus nos chamou a ser: santos.
Tive também a graça de poder ir a Fátima e ver a imagem de Nossa Senhora, e poder rezar na Basílica de Fátima. Um ambiente que exala o Céu e que também é um convite a todos que buscam uma maior intimidade com a Mãe de Deus, que no meu caso se manifestou amorosa e providente, colocando no meu caminho e de meus irmãos pessoas que foram verdadeiros instrumentos da providência em nossas vidas.
Por fim deixo aqui as três ações que o Papa Francisco disse aos Jovens na vigília, no campo da Graça:
Resplandecer: Se permitam reencontrar com a luz de Cristo que põe as claras quem você é e como você está.
Escutar: Seja honesto consigo mesmo e escute a voz de Deus que te chama a uma mudança de vida
Não tenhas medo: não tenha medo da mudança, pois se Deus é quem nos pede, Ele tem algo muito melhor pra nós.
Fica também o convite para todos os jovens da Diocese de Zé Doca a participarem da próxima JMJ que será na Coreia do Sul, em Seoul. É uma experiência que ficará marcado pra sempre na vida e na espiritualidade de quem se lança a este desafio. “
Abaixo algumas fotos do Missionário Renan, enquanto esteve em Lisboa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário