OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 12 de março de 2024

INSTITUIÇÃO DE MINISTROS DA PALAVRA, FORANIA IMACULADA CONCEIÇÃO

 


FORANIA IMACULADA CONCEIÇÃO, DIOCESE DE ZÉ DOCA-MA.

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA – CARUTAPERA, ESTADO DO MARANHÃO.

A Forania Imaculada Conceição através do Vigário Episcopal Pe. Agnaldo Costa Oliveira e do Vigário Forâneo Pe. Paulo Ricardo Teixeira Marques, juntamente com os Presbíteros desta forania: Pe. José Raimundo da Silva, Pe. João Batista Silva, Pe. Máximos Verde e Pe. Alvelino dos Santos, realizaram no dia 09/03/2024 na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Carutapera – MA., a primeira instituição Forânea dos Ministros Extraordinários da Palavra. 

Após nove meses de formação, na supracitada data foi realizado o retiro espiritual com os candidatos a ministros, culminando com a instituição. 

O Ministério da Palavra na forania tem possibilitado aos leigos e leigas participarem do Múnus Profético de Cristo, que pelo testemunho de vida e pela força da palavra proclamou o reino do Pai, e possibilita aos seus enviados a anunciar a Palavra com as obras, sem medo de denunciar corajosamente o mal.

Durante os nove meses de formação, tiveram o acompanhamento da Irmã Ana Maria Hermenegildo da Silva, da Congregação Irmãs Franciscanas Alcantarinas que assumiu a função de Assessora Forânea para o Ministério da Palavra e o apoio do Pe. José Raimundo Pinheiro, Assessor Diocesano deste ministério.

O Vigário Episcopal Pe. Agnaldo Costa Oliveira, afirmou a necessidade e importância de as Paróquias acreditarem e se comprometerem na formação de leigos e leigas para desempenharem o serviço de ministros, auxiliando os párocos nas mais diversas atividades religiosas e celebrativas. O Vigário Forâneo Pe. Paulo Ricardo Teixeira Marques, refez o compromisso de incentivar à forania cada dia mais, através de cada Paróquia na constituição e organização dos ministérios para que haja unidade entre todas e não fique o mais longínquo que seja, um cristão sem o anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo.

Nos agradecimentos, os Ministros da Palavra já instituídos falaram da alegria e gratidão de poder servir a Deus através desse ministério, e de poder contribuir com a missão de Jesus Cristo anunciando o Evangelho a toda criatura. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário