OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 5 de abril de 2024

SEMANA SANTA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MARACAÇUMÉ



Deu inicio pela manhã 24 de Março com o Domingo de Ramos na Comunidade de Cajueiro, com Procissão saindo da Capela de Nossa Senhora de Fátima às 07:00 horas e logo depois Santa Missa às 07:30 horas com todo povo de Deus. A programação seguiu a tarde às 17:00 horas em Maracaçumé com os fiéis se reunindo na porta da Igreja Matriz, trazendo Ramos nas mãos para serem abençoados. Depois da benção dos Ramos houve a Procissão pelas avenidas da cidade e em seguida Santa Missa.

Na Segunda-Feira Santa logo pela parte da manhã tivemos confissões na Igreja Matriz das 09:00 horas até às 12:00 horas com Pe. Márcio Júnior. A tarde houve Santa Missa do Perfume às 17:00 horas em Cajueiro, e às 19:30 horas, Santa Missa na Matriz. 

Dia 26 na Terça -Feira Santa começou o dia mais uma vez com mutirão de confissões na Igreja Matriz das 08:30 até às 12:00 horas com Pe. Adauto Guerra. Enquanto isso Pe. Márcio Júnior seguiu com as confissões na Comunidade do Jacy das 08:30 às 12:00 horas, retornando para a Matriz a tarde onde realizando confissões das 14:30 às 16:30 horas. Depois disso celebrou a Missa do Perdão no Cajueiro às 17:00 horas, e às 19:30 horas na Igreja Matriz.

Na Quarta-Feira Santa seguiu-se o dia com confissão na Igreja Matriz das 08:30 até às 12:00 horas com o Pároco. No período da tarde continuou o mutirão de Confissão na Comunidade Nossa Senhora de Fátima em Cajueiro das 14:30 até às 16:30 horas concluindo com a Santa Missa às 17:00 horas. Depois seguiu para Maracaçumé onde realizou a Missa do encontro na Igreja Matriz às 19:30 horas. Neste dia tanto na Comunidade de Cajueiro como em Maracaçumé houve a procissão de encontro dos homens e mulheres que saíram em caminhada cantando em rumo em ambas as igrejas. 

Quinta-Feira Santa deu-se início ao Sagrado Tríduo Pascal e nesse dia o Pároco celebrou Missa na Comunidade do Jacy às 08:00 horas. Logo depois teve confissão na Igreja Matriz das 14:30 às 16:30 horas. A tarde a programação seguiu com Missa na Comunidade de Cajueiro às 17:00 horas, e a seguir realizou novamente na Igreja Matriz às 19:30 horas. Durante a Santa Missa Solene em cada lugar foi destacado pelo padre em sua homilia os seguintes mistérios celebrados: Lava Pés, instituição da Ordem Sacerdotal e da Sagrada Eucaristia. E no final de cada Missa houve ainda a Procissão de Transladação do Santíssimo Sacramento com tochas e incenso pela Igreja até o lugar de reposição, depois disto seguiu-se com momento de Adoração.

Sexta-Feira da Paixão do Senhor logo pela manhã houve confissão na Igreja Matriz das 07:00 até às 14:30 horas. Também seguindo a orientação do Pároco teve na Matriz Adoração ao Santíssimo Sacramento com as comunidades, grupos, pastorais e movimentos tendo cada um seu horário.  A Adoração teve início pela manhã e seguiu até às 15:00 horas momento em que começou a Celebração da Paixão do Senhor e logo em seguida Via Sacra pelas ruas de Maracaçumé. Após o término na Igreja Matriz o padre seguiu às 20:00 horas para a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima que também realizou Adoração ao Santíssimo Sacramento com os grupos durante o dia inteiro. Quando o pároco chegou logo deu-se início a Celebração da Paixão do Senhor tendo depois Via Sacra pelas ruas do Povoado. Tanto em Maracaçumé como em Cajueiro após o término da Via Sacra o padre com breves palavras agradeceu a todos.

No Sábado Santo, na noite da Vigília Pascal todos reuniram-se em frente à Igreja Matriz em volta da fogueira preparada e deu início a Solene Celebração da luz com a benção do fogo e preparação do Círio Pascal tudo isso às 19:30 horas, é importante frisar que neste momento o padre doou velas a todos os fiéis. Depois o Pároco saiu levando o Círio e o povo foi acompanhando em procissão ele disse por três vezes “Eis a Luz de Cristo” e os fiéis em um só coro respondia “Demos graças a Deus”, sendo uma vez na entrada da Igreja, uma no meio e outra vez diante do altar, em seguida ele fez a proclamação da Páscoa,  logo após continuou com a Liturgia da Palavra, após a homilia realizou a  Liturgia Batismal e pôr fim a Liturgia Eucarística, no momento a Igreja se encontrava repleta de fiéis, a Santa Missa foi bem participativa. No final, depois dos agradecimentos e após o padre proferir a benção, houve no largo da Igreja Matriz uma confraternização onde todos os fiéis foram servidos com bolos, salgados e refrigerantes.

No Domingo de Páscoa houve ainda celebração da Santa Missa Solene na Comunidade do Cajueiro às 17:00 horas. E a seguir Santa Missa Solene na Igreja Matriz às 19:30 horas. 

Com tudo isso, de fato podemos dizer que a Semana Santa é um tempo de muita graça e propício onde todos são chamados a se aproximar mais de Deus por meio da conversão. É tempo de perdoar e de suplicar o perdão do Senhor, de confessar os pecados que desagradam ao Pai e de renovar as promessas batismais e a fé em Jesus Cristo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário