OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 18 de março de 2025

COMUNICADO DIOCESANO

 




         

                                         Nº 02/2025

Decisões do Bispo diocesano com os Vigários Episcopais

No intuito de que todos os fiéis de nossa Diocese de Zé Doca possam participar efetiva e afetivamente em espírito de oração e comunhão fraterna, publica-se a seguir as principais deliberações da reunião de Dom João Kot com o Chanceler do Bispado, Padre Pedro Eduardo, e os presbíteros nomeados como vigários episcopais.  



1. Com a suspensão das atividades do Vicariato Episcopal para os Ministérios Laicais, cada Vigário Episcopal assumirá a assessoria diocesana de um departamento deste Vicariato, como se segue:

Pe. João Batista: Ministério da Palavra;

Pe. Josenildo, OMI: Escola Diocesana de Formação;

Pe. Manoel Romildo: Catequese;

Pe. André Brás: Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística. 

2. Este ano nossa Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá entre 14 e 16 de novembro, versará sobre a organização da Pastoral da Comunicação (PASCOM). Teremos ainda uma análise sobre a “Dimensão Social da Fé” e um repasse sobre as “Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil”.

3. Discutiu-se a composição do Conselho Diocesano de Pastoral e se definiu como membros: o Bispo diocesano, o Vigário Geral, os Vigários Episcopais, um representante da coordenação da CRB do núcleo de Zé Doca, um representante da Comissão dos Diáconos Permanentes e mais duas pessoas por Vicariato (sendo obrigatoriamente pelo menos um fiel leigo) e mais alguém a critério do bispo diocesano.

4. O Regimento das Foranias será a base para a elaboração do Regimento dos Vicariatos Episcopais e a consequente atuação dos vigários episcopais. Padre Pedro Eduardo deve apresentar uma primeira versão que será debatida, e após aprovação do texto final, decretada pelo Bispo diocesano.

5. Padre Josenildo Tavares, OMI, foi indicado para representar a Diocese de Zé Doca junto ao Conselho Regional de Pastoral do Regional Nordeste V.

6. E por fim, confirmou-se que a posse dos Vigários Episcopais acontecerá no dia 10 de abril, por ocasião da celebração da Missa da Unidade (dos Santos Óleos) na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Boa Vista do Gurupi.


Caminhando em direção a Jesus Cristo, acendamos a chama da Esperança.

Pe. Pedro Eduardo Silva Lira

Chanceler do Bispado de Zé Doca




Nenhum comentário:

Postar um comentário