De 14 a 16 de março, os seminaristas de Teologia do Seminário Dom Guido Maria Casullo, em São Luís, participaram do retiro canônico de 2025 na Casa de Retiro Oásis, também em São Luís. O retiro foi conduzido pelo monge beneditino Pe. José Flávio, do Mosteiro Bom Pastor, em Coroatá-MA, que compartilhou sua vasta experiência na vida monástica, guiando as reflexões e os momentos de espiritualidade.
No silêncio e na meditação, foram convidados a redescobrir a centralidade da oração em seu caminho vocacional. A oração, desde os primeiros passos da fé, é o alicerce da vida espiritual. Jesus, em seu ministério terreno, frequentemente se retirava para orar ao Pai, ensinando que a intimidade com Deus é indispensável para seus seguidores, reconhecendo assim, que sem oração, a missão se torna estéril e a vida espiritual, frágil.
O pregador enfatizou a necessidade de um compromisso concreto com a oração diária, orientando os seminaristas a cultivarem um projeto pessoal de vida espiritual.
Além do crescimento interior, o retiro também foi marcado por momentos de comunhão e caridade espiritual. De forma especial, os seminaristas dedicaram suas orações à Diocese de Zé Doca, às intenções do bispo, pelo clero e de modo especial a todos os seminaristas do propedêutico, do discipulado e da configuração como também pelas vocações para e da Diocese de Zé Doca. Uniram-se em preces por seus familiares e amigos, demonstrando um profundo espírito de comunhão.
Assim, o retiro não foi apenas um momento de renovação pessoal, mas também um ato de caridade espiritual, unindo os seminaristas à missão da Igreja por meio da oração, o coração da vida cristã e o sustento da vocação sacerdotal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário