Dom João Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
“FIAT MISERICORDIA TUA”
Nº 14/2025
(sobre a Formação)
Saudações em Jesus Cristo envio a todos que fazem esta Família diocesana. Desde já desejando a todos um Natal cheio de alegrias santas e para o ano de 2026, muitas bênçãos de Deus.
Sem dúvida nenhuma o ano de 2025 merece ser encerrado com os sentimentos de gratidão sincera por tudo que recebemos, vivenciamos e enfrentamos. Sofremos algumas perdas, suportamos as despedidas, mas também recebemos as graças e celebramos os tempos de alegria.
Agradeço a Deus pela colaboração dos nossos padres, religiosos (as) e dos nossos diocesanos nas iniciativas de apoiar (espiritualmente e materialmente) a formação dos nossos futuros sacerdotes.
Ordenações:
- 25 de outubro nos alegramos com a ordenação diaconal do seminarista Joaquim e presbiteral do diácono Jakson Alves (ambos irão fazer a missão no Peru, no ano de 2026);
- 08 de novembro ordenamos quatro diáconos permanentes do litoral e 15 de novembro outros quatro da BR (graças a Deus, hoje temos a serviço da Diocese 18 Diáconos permanentes).
Teologia:
- Diácono Joaquim defendeu com sucesso sua monografia concluindo o Curso de Teologia;
- Os seminaristas Wanderson, Erlan e Mateus receberam a Admissão as Ordens Sacras (16/11); - Dia 05 de dezembro celebramos o Leitorado dos seminaristas Wanderson e Geovane e Acolitato de Fernando Filho;
- Nossos estudantes de Teologia em Roma, Alexandre e Lúcio, estão bem e continuam sua caminhada formativa com sucesso.
Filosofia:
- O seminarista Rodrigo concluiu o Curso de Filosofia; também depois da consulta com a Equipe Diocesana de Formação e o Conselho Presbiteral, tomei a decisão de enviá-lo para estudar Teologia em Roma. - Os seminaristas Francisco e Jordão continuarão seus estudos filosóficos no ano de 2026;
Propedêutico:
- Nosso seminarista propedeuta Eduardo encerrou sua formação inicial e se prepara para estudar a Filosofia;
- Depois de consultar o Conselho Presbiteral, decidimos transferir o Propedêutico da Paróquia de Maracaçumé para o Seminário Maior de São Luís. Agradeço ao Pe. Josivaldo e Pe. Weverson pela cooperação com a Formação.
Pastoral Vocacional:
- Ao Padre Raimundo Brito agradeço por mais um ano de acompanhamento dos nossos seminaristas em São Luís e pelo serviço na Pastoral Vocacional. Também o parabenizo por conseguir com sucesso o reconhecimento do seu Curso de Filosofia.
- A Pastoral Vocacional organizou ao longo do ano muitos encontros presenciais e virtuais. Obrigado a todos os padres e as paróquias que colaboraram com estas iniciativas.
- Graças a Deus temos a esperança de acolher no próximo ano formativo dois propedeutas.
Conclusão:
Temos esperança de ter no ano formativo de 2026: 02 - propedeutas, 03 – filósofos; 08 – teólogos; no total 13 jovens em formação. Sem dúvida nenhuma isto é motivo de orgulho e de alegria, sinal de esperança e garantia de termos no futuro o clero para servir na nossa Igreja particular de Zé Doca. Também será um desafio para todos nós porque temos que assumir as despesas com os estudos acadêmicos e de formação.
Apesar de certas preocupações, sei que posso contar com vossa colaboração e isto me tranquiliza. Grato por tudo e por todos vocês olho para o futuro com muita confiança na Providência Divina e na vossa bondade e generosidade. Mais uma vez, FELIZ e ABENÇOADO NATAL, e um PRÓSPERO ANO NOVO DE 2026.
Com minhas orações e bênçãos,
Dom João Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
Que o Senhor Deus Abençoe cada um deles.
ResponderExcluirAbençoado e Santo Natal e 2026 Com muita saúde e paz!
ResponderExcluir