No dia 28 de dezembro de 2025, Festa da Sagrada Família, o Vicariato Episcopal de Nossa Senhora da Conceição, viveu um momento de profunda espiritualidade. Assim como o Papa Francisco, em suas orientações preliminares antes de sua Páscoa definitiva, exortou a Igreja a viver tempos de renovação e esperança, o nosso vicariato acolheu esse chamado com o encerramento do Ano Jubilar. Por decisão de nosso bispo diocesano, Dom João Kot, OMI, a Proto-Catedral da Imaculada Conceição, em Cândido Mendes, sediou este encerramento solene. Entre as igrejas jubilares de nosso vicariato, que incluem a Basílica de São Sebastião em Carutapera e o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Nazaré em Estandarte, a Proto-Catedral foi o centro deste tempo de graça. Sob o tema "A esperança não decepciona", a celebração ocorreu em comunhão com a Diocese de Zé Doca, reunindo o clero local para selar um capítulo de profunda renovação espiritual.
Na tradição da Igreja, o Ano Jubilar é um tempo extraordinário de conversão e perdão, inspirado na prática bíblica de proclamar um ano aceitável do Senhor. Mais do que um marco histórico ou um rito de encerramento, o Jubileu é uma convocação para que cada fiel experimente a misericórdia divina de forma intensa. Para o nosso vicariato, este período foi uma oportunidade de mergulhar no mistério de um Deus próximo, que não está distante de nossas lutas, mas caminha lado a lado com seu povo e se faz presente nos desafios do cotidiano como um Pai atento. A escolha da Festa da Sagrada Família para este encerramento reforça que o lar e a comunidade são os primeiros lugares onde esta presença de Deus deve ser sentida e celebrada.
A celebração foi presidida pelo Vigário Episcopal, Padre João Batista, que destacou em sua homilia que o fim do jubileu não representa um ponto final, mas sim o momento de colher os frutos espirituais cultivados ao longo de todo o ano santo. A vitalidade das nossas comunidades foi visível nas diversas caravanas que passaram pela Proto-Catedral, pelo Santuário de Nazaré e pela Basílica de São Sebastião, expressando uma fé fervorosa e renovada. O encerramento contou com a participação ativa da Paróquia de São Sebastião e Santa Rita de Cássia, de Carutapera, acompanhada pelos padres Agnaldo e Paulo Ricardo; da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, de Godofredo Viana, sede do Vigário Episcopal Padre João Batista; e da Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré, de Luís Domingues, com o padre José Raimundo.
Tudo o que vivemos durante este ano santo reafirma a esperança cristã como uma âncora firme em um Deus que se aproxima da humanidade para transformá-la por dentro. O legado deste Jubileu permanece agora no coração do clero e dos fiéis, fortalecendo uma Igreja que se sustenta na proximidade com o sagrado e segue iluminada para os próximos passos da evangelização em nossa região. Ao olharmos para o exemplo da Sagrada Família e seguindo as pegadas de fé deixadas pelo Papa Francisco, renovamos nosso compromisso com a vivência sacramental e a caridade fraterna.
Fotos: Brunna Souza Barros Inglêz
Texto: João Gabriel Pereira Oliveira







Um ano de muita conversão e santificação.
ResponderExcluirPadre João Batista um grande pastor
ResponderExcluirViva a Imaculada Conceição de Cândido Mendes
ResponderExcluir