OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

PAPA NOMEIA BISPO PARA A PRELAZIA DO XINGU



Mais um filho de nossas terras maranhenses foi chamado a servir a Igreja no ministério Episcopal. Estamos falando do reverendo Frei João Muniz Alves, OFM. Que foi eleito no último dia 23 de dezembro de 2015, para Bispo da prelazia do Xingu no Estado do Pará.

O monsenhor João Muniz, OFM

Nasceu no dia 8 de janeiro de 1961, em Santa Rita (MA). Foi ordenado sacerdote em 4 de setembro de 1993. É graduado em Teologia e Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI); mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), em Roma; mestre em Filosofia pelo Pontificium Athenaeum Antonianum (PUA), em Roma.

De 1993 a 1994, frei João Muniz realizou seus trabalhos como vigário paroquial da paróquia São José em Lago da Pedra (MA). De 1995 a 1998, exerceu a função de pároco da paróquia São Francisco das Chagas em Bacabal (MA). Entre 1995 e 2001, foi promotor da Pastoral Vocacional da província; mestre e guardião do Postulantado, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da diocese de Bacabal. De 2007 a 2013, exerceu a função de ministro provincial da província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, no Maranhão e no Piauí. Em 2014, foi visitador geral na custódia autônoma Santa Clara de Assis em Moçambique, na África.

Atualmente, João Muniz era professor de Teologia Moral no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), vigário paroquial na Fraternidade Franciscana de Nossa Senhora da Glória em São Luís (MA) e guardião e formador de estudantes de Filosofia e Teologia.

O Frei João, sucederá Dom Erwin Kräutler, conforme previsto no Cânon 401, parágrafo primeiro, do Código de Direito Canônico, E que por 35 anos dedicou sua vida como pastor da Prelazia do Xingu.

A diocese de Zé Doca agradece a Dom Erwin Kräutler pelos anos de doação e felicita monsenhor João Muniz e o povo da prelazia do Xingu e lhes deseja um santo e abençoado episcopado.

A Sagração Episcopal do Frei João será no dia 05 de março de 2016, no Ginásio Castelinho em São Luís do Maranhão.

O ordenante principal será o Bispo emérito do Xingu Dom Erwin Kräutler, e os co-ordenantes Dom José Belisário da Silva, OFM e Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM.

A posse canônica será no dia 03 de abril de 2016, no ginásio São Sebastião em Altamira-PA, às 9h




Fonte: CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário