“FIAT MISERICORDIA TUA”
Depois do fim de semana, 13 e 14 de fevereiro, datas que marcaram a abertura da nossa Escola Diaconal Bom Samaritano, continuamos intensos nas atividades para melhor servir o nosso povo.
Na segunda feira, 15 de fevereiro, realizamos a 1ª Reunião com as presenças minha e dos Padres que compõem o Conselho Presbiteral. Começamos às 16 horas até às 22 horas, onde, fomos assessorados pelo padre Meireles, que nos ajudou a discernir algumas situações canônicas pendentes na diocese.
Na terça-feira, 16 de fevereiro, às 09hs30, começou nosso estudo sobre o Direito Canônico Matrimonial, acompanhado da celebração Eucarística na catedral, e com debate que se estendeu até quase 23 horas, sendo continuado na quarta-feira com a mesma intensidade, e encerramos com o almoço às 13 horas.
Esse encontro foi assessorado pelo Padre Raimundo Gomes Meireles, da Arquidiocese de São Luís, que já havia chegado na segunda-feira com padre Agnaldo. Com ajuda do ilustre doutor em Direito Canônico, foi apresentada e explicada em detalhes a “Instrução de Habilitação para o Sacramento do Matrimônio”, que entra em uso na nossa diocese desde já. Também fomos orientados sobre as novidades que traz o “Motu Próprio MITIS IUDEX DOMINUS IESUS”, sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio, publicada pelo Papa Francisco.
Padre Meireles se propôs a nos ajudar no discernimento e na criação de uma Câmara Eclesiástica para orientar e instruir o nosso povo sobre tudo isso.
Peço a paciência e vossas orações para podermos instituir uma equipe competente e segura, para podermos prestar este serviço valioso ao povo da Diocese de Zé Doca.
A minha alegria foi grande, porque participaram do estudo praticamente todos os padres da nossa diocese (22). Isso mostra o interesse do nosso clero de se atualizar e fazer o melhor pelos nossos irmãos e irmãs, aos quais o meu MUITISSIMO OBRIGADO. Outro agradecimento envio às Irmãs que também estudaram conosco, que no total eram 9 (de Bom Jardim, São João do Caru, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá e Nunes Freire), alguns leigos convidados (de Maracaçumé e Newton Bello), irmãos Servos da Divina Misericórdia, padre André da Diocese de Pinheiro, nossos seminaristas do propedêutico, a equipe de cozinha e ao Arlan que faz parte da PASCOM e tirou as fotos para registrar o evento, a todos MUITO OBRIGADO.
__________________
+Dom João (Jan) Kot, OMI
Bispo de Zé Doca - MA
uma ótima oportunidade para despertar o interesse ao conhecimento do ordenamento canônico.
ResponderExcluir