OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

MISSÃO ADVENTO EM CARUTAPERA - DIOCESE DE ZÉ DOCA




É com muita alegria que vos escrevemos sobre a missão que foi realizada em Carutapera entre os dias 10 e 21 de Dezembro, onde intitulamos como “Missão Advento”, e que contou com missionários de quatro Novas Comunidades: Recanto de Maria, Solo Fértil, Servos de Caná e Servos da Divina Misericórdia.

A Missão foi realizada com enorme sucesso, graças à ação do Espírito Santo que conduziu desde o inicio toda esta empreitada. Com dias, noites e até madrugadas na presença do nosso amado Deus, e tomados por uma Alegria contagiante fomos capazes de superar desafios inesperados e levar o Amor de Deus a 201 casas, distribuídas em 7 povoados e 1 cidade.

Embarcamos do Rio de Janeiro RJ no dia 10, com o intuito de fazer a missão com a Comunidade Servos da Divina Misericórdia em Carutapera MA, lugar em que tivemos a alegria de conhecemos o Padre Cosmo, Pároco da Paróquia de São Sebastião e responsável pelo território onde foi realizada a missão. Participamos também de uma Reunião seguida de almoço em Zé Doca com o Bispo Dom João Kot, responsável pela Diocese, onde nos foi apresentada a realidade das comunidades, e o vasto campo de missão existente na Diocese.

Do dia 13 ao dia 19, iniciamos as atividades visitando as famílias no centro de Carutapera e nos povoados: Caju, Forquilhas, Morujá (aonde tivemos que trafegar de barco para chegar nesses povoados ribeirinhos): , Manaus da Beira, Caranandeua, Estiva, Cereazinho e São Lourenço ,onde vivemos momentos preparados pelo próprio Deus de testemunhos autênticos e impactantes de Uunidade e amor ao Evangelho de Cristo. Conhecemos inúmeras histórias de vida e realidades surpreendentes, e encontramos as mais diversas realidades familiares com histórias de superação e também de muita fé. Nos deparamos também com um alto índice de pobreza entre a população, onde tinham enfermos e passavam por uma realidade de vida bem difícil. Foram várias experiências maravilhosas nas visitas às famílias e aos enfermos, onde tivemos a oportunidade de vivenciar com as comunidades de celebrações da Palavra e da Eucaristia, de Adorações ao Santíssimo Sacramento, de Grupo de Oração, de Pregações, de Rezas do Terço, de Festividades e até de Encontros Ecumênicos.

No dia 20, participamos da Santa Missa pela manhã, descansamos e a noite marcamos presença no Cenáculo realizado na casa de missão da Comunidade Servos da Divina Misericórdia; e por volta das 21hs partimos de volta ao Rio de Janeiro, chegando em solo Carioca as 16hs do dia 21.

Concluímos que, a necessidade e a realidade encontrada são desafiadoras para toda a Igreja, ao passo que não podemos ficar indiferentes a tal realidade, é urgente a necessidade de criar uma ação evangelizadora constante, visto que há muita pobreza material e espiritual existente neste campo de missão. Com o forte apelo do Papa Francisco em sermos uma igreja em saída, Deus nos chama a enfrentar os desafios lá encontrados e instalar uma missão capaz de cumprir e proporcionar a vivência do Amor de Deus, pois, fronteiras não existem, o que se vê é um grande campo de missão disponível e aberto para quem deseja assumir um compromisso sério com Deus e com a Igreja, que nesse caso fazemos referencia a Diocese de Zé Doca MA, na pessoa do Bispo Dom João Kot, OMI e dos Sacerdotes que compõem essa Diocese.

Rio, 23 de Janeiro de 2017

Bruno Maxweel F. Barbosa
Fundador  da Comunidade Católica Solo Fértil

Alberto Lopes da Costa
Fundador da Comunidade Recanto de Maria

Vinicius Paiva
Fundador da Comunidade Servos de Caná

Irmão Ricardo Lavra Lima
Fundador da Comunidade Servos da Divina Misericórida

   
  
   
  
   

   

   

   

   

   
  
   

   

 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário