OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 7 de abril de 2019

CARTA DE SOLIDARIEDADE


Dom João (Jan) Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
Maranhão – Brasil         

                                “FIAT MISERICORDIA TUA”
  


Amado Povo de Deus da Diocese de Zé Doca,
Meus Irmãos e minhas Irmãs na fé,

      Como vocês sabem, nestes últimos dias o clero fez o retiro anual (acertado em setembro de 2018). Ao voltar na terça-feira (02.04.2019), só trocei a roupa na mala e viajei com mais dois padres para Belém no intuito de tratar de assuntos do interesse da nossa Diocese. Durante a viagem foi possível ver e ter a ideia da situação que o nosso povo enfrenta nestes dias. 

     Pelos relatos que recebo, praticamente todas as paróquias na Diocese enfrentam dificuldades com as enchentes e os desabrigados. A situação mais dramática é dos municípios de Boa Vista do Gurupi e Araguanã. Nos outros, a sede do município ainda está numa situação controlável, mas os interiores enfrentam os dramas, principalmente as comunidades ribeirinhas. E estas comunidades precisam da nossa atenção especial. Se o acesso pela BR 316 já é precário, por falta de manutenção e verdadeira preocupação com o povo, imaginem nossas estradas estaduais. Corremos grande risco com o abastecimento de alimentos, remédios e combustíveis. As comunidades do interior das nossas paróquias, já com as chuvas normais ficam isoladas, agora pode ser pior, separadas pela água e lama. 

      Vejo que vocês se organizam e não deixam ninguém ficar desamparado. Parabenizo os governos municipais, que sensibilizados, imediatamente reagiram para socorrer os necessitados. Parabenizo nossas paróquias, nossos padres, religiosas e lideranças leigas, que fazem o mesmo, não deixando se intimidar, mas estendem uma mão amiga a todos que precisam de ajuda. E principalmente, o nosso povo, que diariamente dá exemplos de solidariedade e não abandona ninguém, nestes dias de provações. 

     Eu vos garanto, meus Filhos e Filhas, durante todos os dias do retiro e da viagem, na capela, nas igrejas, no ônibus, nas Missas, na liturgia das horas, na adoração, no terço, na via sacra, não tinha um só dia que nós, vossos pastores não rezássemos por vocês. Fisicamente estávamos longe, mas nossos corações, cheios de preocupação paterna, estavam nas nossas paróquias e comunidades, junto de vocês. 

     “Para Deus nada é impossível” (Lc 1,37). Nós, não temos poder nenhum sobre as forças da natureza, mas mandamos nos nossos corações. Peço, continuem generosos e solícitos com todos aqueles que agora esperam vosso apoio e vossa ajuda. Se cada um de nós fizer algo concretamente, vamos provar ao mundo a força do amor solidário e fraterno, movido pela fé genuína e prática. Que o divino Espírito continue acendendo em nossa Igreja diocesana de Zé Doca a caridade e o amor fraterno.


Município de Boa Vista do Gurupi



































Município de Araguanã 
















Município de Carutapera 
























       Com minhas orações diárias e minha bênção apostólica,


Dom João Kot, OMI



Zé Doca, 07 de abril de 2019

2 comentários:

  1. Agradecemos o sentimento paterno do nosso pastor neste momento tão difícil para o nosso povo. Que Deus na sua infinita misericórdia e infalível providência ajude, consolando e dando força aos nossos irmãos que sofrem muito nesse momento.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito unido a todo povo de Deus com minhas orações! Coragem e esperança a todos!

    ResponderExcluir