OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

ASSEMBLEIA REGIONAL DA PASTORAL JUVENIL


   Jovens da Diocese de Zé Doca, representando os movimentos jovens que existem na diocese participaram da Assembleia Regional da Pastoral Juvenil, ocorrida nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro de 2023. 

   Acolhida pela diocese de Pinheiro, no solo sagrado de Santa Helena, reuniram-se lideranças jovens de todo Maranhão, assim como padres e religiosos que fazem parte da assessoria dos movimentos jovens nas dioceses que compõe o Nordeste 5 (N5). 

   A Assembleia foi presidida pelo bispo da diocese de Imperatriz e representante da Pastoral Juvenil do N5, Dom Vilson, que recebeu com muita alegria todos que ali reuniram-se no Centro Diocesano de Pinheiro. A missa de abertura que ocorreu na sexta feira (03/02) fora presidida por Dom Hélio, bispo da diocese que  acolheu a Assembleia. Neste mesmo dia a assessoria e os coordenadores diocesanos que ali se faziam presentes, reuniram-se com Dom Vilson, em uma reunião para tratar de alguns pontos importantes ao decorrer do encontro. 

Dom Vilson falou sobre a importância dos quatro eixos que guiam a juventude católica e estimulou todos a terem uma atenção especial para a formação sobre o projeto “ao seu lado” que seria guiada por Dom Nelson, bispo de Valença e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e que o projeto fosse levado para a realidade de todas as dioceses do Maranhão. Foi pedido também, que estas adquirissem os exemplares do projeto para oferecer nas Assembleias Diocesanas do Setor Juvenil. 

   Na reunião sugeriu-se a formação de uma Coordenação Regional da Pastoral Juvenil, composta por 12 jovens (um jovem de cada diocese) afim de incentivar o protagonismo jovem na Pastoral Juvenil do N5 e mais uma comitiva executiva formada por um coordenador, um vice e um secretário. Aprovada por unanimidade, cada diocese ficou responsável por apresentar nomes para a formação da comitiva, que seria decidida por meio de votação após a apresentação dos nomes.


   No segundo dia de Assembleia, sábado (04//02), Dom Nelson presidiu a Santa Missa pela manhã. As atividades do encontro foram iniciadas com uma análise de conjuntura da realidade atual das juventudes do Maranhão, feita pela Irmã Lisandra, assessora das juventudes da Diocese de Grajaú. Discussões foram abertas sobre as dificuldades que as juventudes enfrentam e como isso interfere na sua participação e permanência na igreja. 

   Em um segundo momento, ainda na parte da manhã, Dom Nelson apresenta o Novo Projeto de Evangelização da Pastoral Juvenil – ao seu lado, por meio da leitura e interpretação e reflexão da passagem bíblica sobre Emaús, evangelho que fundamentou a Exortação Pós Sinodal Christus Vivit do Papa Francisco. 



   O Bispo de Valença trabalhou com uma leitura orante organizada em cinco pontos, que foram discutidos e refletidos em conjuntos com todos participantes da Assembleia. Após o trabalho com o texto, as coordenações assessorias diocesanas reuniram-se mais uma vez para eleger a Comitiva Executiva Regional da Pastoral Juvenil. Somente a Diocese de Imperatriz e a Arquidiocese de São Luís apresentaram nomes para compor a comitiva.

   O jovem Dário, da diocese de Imperatriz foi eleito pela maioria como coordenador e a jovem Alexia, da arquidiocese foi eleita como secretária, ficando assim a vaga de vice coordenador que a escolha ficou a encargo da Pastoral da Juventude (PJ) do Maranhão.

   Nos trabalhos da tarde Dom Nelson, trabalhou o livreto do Projeto ao seu lado, detalhando os quatro eixos que guiam a juventude católica que são: 

1.Formação;

2.Vocação e Missão;

3.Estruturas de acompanhamento;

4.Assessoria e cidadania: casa comum e dignidade humana.

   No último dia de Assembleia domingo (05/02) houve uma mesa redonda com o grupo de vereadores de São Luís, o Coletivo Nós, onde buscou-se o apoio do governo do Estado para apresentar políticas públicas que abraçasse o projeto, dando espaço ao grito de socorro que vem das juventudes do Maranhão. 


   Assim encerrou-se três dias de muita acolhida, reflexão e oração, uma busca por dias melhores para nossas juventudes. Um pedido especial foi feito para todas as dioceses do N5, que articulem o projeto em todas as paróquias e que realizem a Assembleia Diocesana da Pastoral Juvenil, a fim de escolher o jovem que representará a diocese no Conselho Regional da Pastoral Juvenil, junto a Dom Vilson e assessores da Pastoral Juvenil do Maranhão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário