OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

DE TERESA A IRMÃ DÉLIA: TRAJETÓRIA E MISSÃO, DE DOLIANOVA A NOVA OLINDA

   Irmã Délia (Teresa, nome de batismo), nasceu na cidade de Dolianova- Sardenha/Itália, no ano de 1953. Em 1968, aos 15 anos o Senhor a chamou à vida religiosa na Congregação Servas da Sagrada Família, para se doar ao Senhor e aos irmãos. Os primeiros 10 anos foram dedicados à formação religiosa intensiva e ao estudo para ser professora de educação infantil, fazendo seus votos perpétuos no ano de 1979.


   Em 1978, iniciou sua missão nas paróquias da Itália, trabalhando na educação infantil e na catequese de crianças, jovens e adultos. O desejo da missão fora da sua terra a acompanhou por vários anos. Em junho de 1998 a Madre Geral lhe perguntou se desejava partir para o Brasil para fazer missão, pois uma das irmãs que já estavam no Brasil teve que retornar, imediatamente ela deu o seu “SIM”. E, em 27 de Outubro do mesmo ano deixou sua terra para vir ao Brasil para a diocese de Zé Doca, na Paróquia São Francisco de Assis em Nova Olinda do Maranhão.



   Durante sua permanência na Paróquia se dedicou inteiramente à missão, acompanhando principalmente a catequese, onde foi coordenadora diocesana por muitos anos. Ajudou muitas comunidades, pastorais e ministérios na Paróquia, pode-se destacar a Pastoral da Juventude, a comunidade Sagrada Família, comunidade Santa Teresinha e comunidade São Pedro no povoado Pelônia. Com o apoio da Congregação ajudou muitas famílias do município com vulnerabilidade social.

Irmã Délia passou 24 anos de sua vida religiosa em missão na Paróquia São Francisco de Assis a serviço de sua Congregação, nos deixando no dia 12 de Janeiro de 2023 para retornar à casa geral da Congregação Servas da Sagrada Família em Cagliari na Itália. 
Irmã Maria Luísa, Irmã Felícia e Irmã Délia

   A Congregação Servas da Sagrada Família contribuiu muito com o crescimento espiritual e social da população novaolindense, pois suas ações foram além dos limites da Paróquia. Seus frutos estão florescendo e ainda florescerão por muitos anos. Só temos a agradecer por todo o bem que fizeram e pedir que o Senhor recompense a cada uma que doou sua vida por essa grande missão. Lembraremos de todas as irmãs que estiveram conosco, Irmã Rosângela, Irmã Serena e também as duas que já faleceram: Irmã Felícia e Irmã Maria Luísa. Cada uma deu sua contribuição, todo serviço feito com muito amor, mesmo sabendo dos seus limites.

Irmã Rosângela, irmã Serena e Irmã Felícia          

    
TRABALHOS NA DIOCESE

Pastoral da Juventude

Catequese

Comunidade Santa Teresinha

Comunidade São Pedro, povoado Pelônia 

Pastoral da Juventude



DESPEDIDA

   No dia 11 de Janeiro de 2023 foi realizado a Missa e despedida de irmã Délia, a celebração contou com a presença de muitos fiéis que se despediam da religiosa que por 24 anos acompanhou de perto o trabalho pastoral naquela paróquia. A celebração e despedida de irmã Délia marcou o encerramento das atividades das irmãs Servas da Sagrada Família na Paróquia São Francisco de Assis em Nova Olinda do Maranhão, Diocese de Zé Doca.







Texto: Silvia Glaciane de Almeida Magalhães;
Organização: Sem. Geovane de Sousa.


Um comentário:

  1. Louvado seja o Senhor pela vocação e missão da Irmã Délia!

    ResponderExcluir