OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

CARTAZ DO CÍRIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO 2023

 


Cartaz do Círio da Imaculada Conceição 2023

  A Paróquia da Imaculada Conceição de Cândido Mendes torna público na noite de hoje, 10 de setembro, o Cartaz do Círio 2023, celebração eucarística presidida pelo pároco Padre Alvelino Silva Santos.

  Veja a seguir a descrição do cartaz 2023:

 Apresentado ao público, rico em forma e funções. Um elemento de grande importância são os cartazes e mídias sociais, considerado como um dos ícones do Círio, a importância é revelada não só pela quantidade de cartazes impressos, mídias divulgadas, mas à cultura religiosa, exibindo o cartaz na porta de suas casas e publicando em redes sociais. A apresentação do cartaz de cada ano merece uma cerimônia específica, assim mais um ano vivenciamos a solenidade da padroeira de nossa paróquia, este ano teremos uma benção em celebrar o ano vocacional.

  A arte do cartaz é uma criação e confecção do programador Andrew Sousa. Revisada e divulgada pela equipe da Pascom de Candido Mendes, a peça traz em sua composição o tema do círio do ano "Maria, a vocacionada de Deus" e lema por “Não temas...” (Lc 1, 30).

  Na arte, a inspiração do mistério da Anunciação, realça no fundo, a cultura do encontro, arcanjo São Gabriel e Maria Santíssima, buscam evidenciar a boa notícia, o Verbo Encarnado, assim como o chamado vocacional e da missão como graças de Deus. O arcanjo traduz o amor e cuidado, a doação e os desafios na promoção e no cuidado para com a vida, dom vocacional.

  As Janelas, as luzes e os vitrais, mistura de cores quer trazer para nós a recordação que todos são convidados olhar além dos vidros, olhar além da beleza, a contemplar, vivenciar e experimentar a vocação, como um dom e iniciativa divina, a partir da experiência de encontro, na companhia dos santos anjos, na participação da vida comunitária.

  Vale ressaltar que a espiritualidade vocacional é iniciada em um convite “vem e segue-me”, é mistério, é graça, é experiência de encontro com o Deus Conosco, exige uma resposta pessoal, envolvimento comunitário, disposição para a renúncias e sacrifícios.

  A representação da Imaculada Conceição de Maria, usado neste ano, é oriundo do arquivo próprio da Pascom de Candido Mendes, sob ótica do fotografo Ribamar Ramos, ressalta a imagem presente da padroeira na Igreja Patronal, que atualmente se encontra na cúpula ao fundo do presbitério.

  Como reflexão ao tema, “Maria, a vocacionada de Deus”, recordamos o evangelista São Lucas, com muita exatidão, descreve o diálogo que se transforma em oração: “O anjo disse: não temas, Maria, pois obtivestes graças junto a Deus. Eis que engravidarás e darás à luz um filho, e lhe dará o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado o filho do Altíssimo [...]. Neste Círio 2023, o pincho parte da boa notícia angélica, somos convidados para refletirmos sobre Maria Santíssima, a vocacionada de Deus. Vejamos os aspectos de uma mulher, chamada que acolheu a graça e recebeu a missão, em um processo de evangelização, de itinerário vocacional em que Maria é inserida por excelência, a vista dos méritos de Jesus nosso Senhor.

  O arcanjo São Gabriel, que apareceu por duas vezes a Daniel, é o mesmo que aparece para Maria, um sinal messiânico, que se realiza em Maria, razão pela qual é chamada pelo anjo a alegrar-se, pois o Senhor Deus iria derramar a graça em toda a humanidade através do seu sim “O anjo disse: não temas, Maria, pois obtivestes graças junto a Deus [...]” (Lc 1,30).

  Em período de pós-pandemia, urge dentro de nós o anúncio angélico, ‘Não tenhais medo!’, deve ser interpretada com maiores proporções... Por que não devemos ter medo? Porque, a exemplo de Maria Santíssima, encontramos graça diante de Deus, com a certeza e profissão de fé que o homem foi redimido por Deus.

  Os cristãos, portanto, nunca devem ter medo de nenhuma tempestade que possa atingi-los. Ou seja: eles devem ter esperança em Jesus Cristo, que veio para salvar o mundo, anunciar as bem aventuranças, acolher as crianças, valorizar mulheres, transformação da água em vinho, realizar curas, exorcismos e muitos mais.

  Neste pensamento queremos suplicar ao soberano e autor das nossas vidas, Deus, Uno e Trino, neste ano 2023, pelas Famílias, santuário da vida, berço da primeira vocação, ... e rezar, meditar, celebrar no novenário, clamando a intercessão da Imaculada Conceição. Que a bênção de Deus Pai todo Poderoso, nos abençoe, cresça a semente vocacional e frutifique em sua vida e de sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário