OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 31 de agosto de 2024

VISITA VOCACIONAL FORANIA SANTA LUZIA

 



Neste mês vocacional,  no qual somos convidados a refletir e agir em vista da promoção e cultura vocacional, a partir do tema "Igreja: uma sinfonia vocacional", os seminaristas e o reitor, Pe. Brito, do seminário Dom Guido Maria Casullo, percorreram algumas paróquias da diocese de Zé Doca, entre as quais Araguanã, Santa Luzia do Paruá e Maranhãozinho, na penúltima semana do mês de agosto de 2024, divulgando a cultura vocacional. 

Na ocasião, participaram do encontro diocesano do terço dos homens em Araguanã, onde tiveram a oportunidade de expor várias reflexões sobre as vocações. Na cidade de Santa Luzia do Paruá, participaram de um encontro sobre as missões, sendo assessorado pelo padre Luís Mosconi, onde conduziram algumas reflexões sobre a importância das vocações na Igreja. 

Em Maranhãozinho, em conjunto com o pároco padre Saris verde, reuniram os jovens que fazem parte do grupo de coroinhas da paróquia onde trataram sobre o mês vocacional e as vocações como chamado de Deus, uma vez que vocação significa o chamado que Deus faz a cada um de nós. Pois, a nossa felicidade depende da resposta a esse chamado que Deus nos propõe.

Texto: seminarista: Fernando Junior





segunda-feira, 26 de agosto de 2024

ENCONTRO DIOCESANO do Terço dos Homens em Araguanã-MA

 



Aconteceu no último sábado dia 24 de agosto de 2024, por ocasião do aniversário de 7 anos de criação do Santuário diocesano de Nossa Senhora Aparecida em Araguanã e os 10 anos de fundação do Terço dos Homens na Paróquia São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, o Encontro diocesano do Terço dos Homens.

O evento aconteceu no centro pastoral "Seminário" e contou com a presença do Padre Brito e dos seminaristas Jakson e Fernando na acessoria do Encontro.

Várias paróquias da Diocese estiveram presente durante todo o dia e após o momento de espiritualidade, houve uma caminhada até o Santuário, onde ocorreu a missa de encerramento. Deus abençoe este grande movimento Mariano em nossa Diocese de Zé Doca.


















1° MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO DO REGIONAL NORDESTE 5

 



O 1° Mutirão de Comunicação foi realizado na Diocese de Imperatriz, onde todo o Regional Nordeste V foi calorosamente acolhido, por Dom Vilson Basso e toda a igreja de Imperatriz.


O MUTICOM, como se diz abreviadamente, é um evento para todos os comunicadores dentro da igreja, no regional Nordeste 5, que visam uma melhor compreensão e aprendizado acerca dos meios, modos, leis e valores pelos quais a Pascom, Ascom.



Nesta primeira edição, estiveram presentes representando a Diocese de Zé Doca, o Padre Manoel Maria Torres Junior e o Irmão Renan Pereira Moreira, representando a Pascom Diocesa. Também se fez presente a Joseane que é coordenadora da Pascom da Paróquia Catedral de Santo Antônio em Zé Doca, e Dejamim, paroquiano de Amapá do Maranhão.

Durante o mutirão, foi abordado temas como a Lei Geral de Proteção de Dados, Inteligência Artificial, ética e moral, produção de vídeo notícia, entre outros módulos que todo agente de comunicação precisa conhecer e aperfeiçoar a medida em que as novas tecnologias vão surgindo.


 









Nos 3 dias de evento, tivemos a presença de palestrantes da área, Como Vinícius que é coordenador regional da Pascom e um dos organizadores do evento. Esteve presente também o prof°. Dr.° Ricardo Alvarenga, A Assessora da assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Luís, Virgínia Diniz, e o Assessor da Comunicação da CNBB, Pe. Arnaldo Rodrigues.

O Evento encerrou com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo de Imperatriz, Dom Vilson Basso.

Foram tempos de aprendizado e que com a graça de Deus toda a Diocese de Zé Doca se beneficiará com as implementações que forem tomadas para uma melhor comunicação da nossa Diocese.










sábado, 24 de agosto de 2024

DIA DO CATEQUISTA

 Feliz dia do catequista!!!




Queridos catequistas, segundo o dicionário o termo CATEQUESE, é ligado a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. Logo, o catequista é aquele convidado a fazer ecoar aos quatro cantos do mundo o Evangelho do Senhor, mas, hoje ao celebramos o seu dia, viemos pedir-te para deixar-te modelar das mãos de Deus, não sabemos o que Deus fará de nós, se permitirmos que Ele vá cuidado do nosso ser por inteiro, corpo, alma e espírito. 

E quanto mais perto de suas mãos, melhor aprenderemos a seguir tuas pegadas e maior será o eco querigmático, cristológico e mistagógico, que nos disporá a levar:  às crianças, jovens, adultos e familiares.

Portanto, queridos catequistas, se deixe ser todo (a) de Deus, para que mais e mais possa CONFIGURAR-TE ao próprio Jesus Cristo e aos teus mandamentos.

De amar e amar, sempre sem medida e sem reservas. Neste dia em que celebramos o dia do Catequista, propomos que cada um possa sempre abandonar-se nas mãos do oleiro que é Deus e deixar que Ele vá fazendo e refazendo o teu SER a Teu próprio querer, pois, " enquanto uma alma não se abandona totalmente nas mãos de Deus, é impossível que atinja o objetivo de sua vocação e venha a santificar-se. (V.G)" 

Portanto, como nos diz São Paulo: " Não vos CONFORMEIS, com as coisas do mundo...," mas, sim tende como FORMA, de vida o próprio Jesus Cristo, procurem em tudo se conformar a Ele e assim, alcançar o propósito do seu BATISMO, a conformidade a Cristo.

Parabéns e obrigada a cada um que na nossa Diocese de Zé Doca, que se dispõe a deixar um pouco de si para o outro, aos moldes do próprio Jesus Cristo. 





                          Coordenação diocesana










quarta-feira, 21 de agosto de 2024

96ª CÍRIO DE NAZARÉ DO SANTUÁRIO DIOCESANO NA VILA DE ESTANDARTE

 

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, situado na Vila de Estandarte, cidade de Cândido Mendes, Paróquia da Imaculada Conceição, Diocese de Zé Doca- MA, celebrou com alegria, concórdia e fraternidade entre os irmãos, o CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 2024. A festa Nazarena, marcou o quinto ano de instalação do Santuário Diocesano, erigido por decreto pelo Exmo  Bispo Diocesano, Dom João Kot, OMI, no litoral maranhense e 96º edição do Círio de Nazaré na valiosa Vila, rumo a festa do CENTENÁRIO DO CÍRIO DE NAZARÉ EM 2028. 

A história de fé começa em meio a situação de êxodo, pescas e formação humana, a Ilha de Estandarte foi povoada por nativos vindo de Vizeu-Pará,  que com seus companheiros foram catequizados por missionários Jesuítas, e aqui cultuavam a fé católica e realizavam festividades de vários Santos. Eram pescadores que se organizaram como povo devoto de Nª Srª do Livramento, fruto da evangelização das Santas Missões Populares e desobrigas realizado por Freis Franciscanos Capuchinhos. No ano de 1928, a paraense de Belém do Pará, Srª Maria Antônia, chegou na Ilha com sua família, trazendo uma imagem de Nª Srª de Nazaré e no mês de agosto, desse mesmo ano, iniciou-se a devoção à Virgem de Nazaré, decidindo realizar o Círio. 

O CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 2024 é um instrumento de evangelização, piedade popular, com pessoas em romaria, gestos e sinais sensíveis, que tem levado às pessoas  uma experiência com a pessoa de Jesus Cristo. A Vila de Estandarte no mês de Agosto tem uma performance diferente, neste solo Sagrado, tornando-se Vila de Nazaré, local aonde o Verbo Encarnado se faz manifestar na vida das pessoas com acolhimento e gratidão. Como anúncio e presença angélica, diante da Igreja com título de Santuário, aos pés da Cruz e do ícone (Glória) de Nossa Senhora, obtém-se a missão de Maria Santíssima, ser protótipo de toda a Igreja, porto seguro aos peregrinos que estão a caminho rumo ao céu. “Estrela da evangelização”, como afirmou Santo Papa Paulo VI.

Todo cristão é chamado a inserir-se e a participar da grande peregrinação que Cristo, a Igreja e a humanidade realizaram e devem continuar a realizar nas caminhadas. A festa do Santuário Diocesano foi conduzida sobre o tema : “Como Maria, digamos sim ao chamado de Deus”. E o lema: “Faça-se em mim segundo sua palavra” (Lc 1,38). A reitoria do Santuário, na pessoa do Padre Alvelino Santos e vice reitor Padre Antônio Máximo Ribeiro, colaborador o Diácono Raimundo Nina,  diretoria do Círio, na pessoa Sra. Ana Calado e Sr. Ismael, empenharam-se na organização, estruturação, acolhimento, envolvendo o povo de Deus.

A Festividade de Nossa Senhora de Nazaré ocorre no mês de julho e agosto,  com a realização do Círio e de outras procissões, como a Romaria que marca a instalação do Santuário, Peregrinações nas Famílias, a Romaria Fluvial, o Círio das Crianças, Pedalada da Fé, Recírio, dentre outras. São centenas de pessoas nas ruas de Estandarte durante toda a novena festiva, que também conta com uma extensa programação de eventos como missas, oração hora média, o Arraial de Nazaré, apresentação das bonequinhas e Rainha do Círio etc.

   Com a transmissão ao vivo das missas pela Pascom de Candido Mendes e rádio local, o reitor do Santuário e padres convidados que presidiram as Santas Missas, enfatizaram com veemência em suas pregações aos fiéis, a mensagem evangélica de respeito à vida, solidariedade, oração e esperança. Assim, o Círio aconteceu, com tudo para glória de Deus, reunindo famílias em torno da fé, concórdia e esperança, a exemplo de Maria Santíssima, Nossa Senhora de Nazaré, inspirando nos fiéis a resiliência e resistência para lutar por um mundo novo de unidade e paz. 

   Pedimos a Deus bênçãos e graças por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, para toda nossa Diocese de Zé Doca.

Textos e Fotos: Pascom de Candido Mendes