OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

96ª CÍRIO DE NAZARÉ DO SANTUÁRIO DIOCESANO NA VILA DE ESTANDARTE

 

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, situado na Vila de Estandarte, cidade de Cândido Mendes, Paróquia da Imaculada Conceição, Diocese de Zé Doca- MA, celebrou com alegria, concórdia e fraternidade entre os irmãos, o CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 2024. A festa Nazarena, marcou o quinto ano de instalação do Santuário Diocesano, erigido por decreto pelo Exmo  Bispo Diocesano, Dom João Kot, OMI, no litoral maranhense e 96º edição do Círio de Nazaré na valiosa Vila, rumo a festa do CENTENÁRIO DO CÍRIO DE NAZARÉ EM 2028. 

A história de fé começa em meio a situação de êxodo, pescas e formação humana, a Ilha de Estandarte foi povoada por nativos vindo de Vizeu-Pará,  que com seus companheiros foram catequizados por missionários Jesuítas, e aqui cultuavam a fé católica e realizavam festividades de vários Santos. Eram pescadores que se organizaram como povo devoto de Nª Srª do Livramento, fruto da evangelização das Santas Missões Populares e desobrigas realizado por Freis Franciscanos Capuchinhos. No ano de 1928, a paraense de Belém do Pará, Srª Maria Antônia, chegou na Ilha com sua família, trazendo uma imagem de Nª Srª de Nazaré e no mês de agosto, desse mesmo ano, iniciou-se a devoção à Virgem de Nazaré, decidindo realizar o Círio. 

O CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 2024 é um instrumento de evangelização, piedade popular, com pessoas em romaria, gestos e sinais sensíveis, que tem levado às pessoas  uma experiência com a pessoa de Jesus Cristo. A Vila de Estandarte no mês de Agosto tem uma performance diferente, neste solo Sagrado, tornando-se Vila de Nazaré, local aonde o Verbo Encarnado se faz manifestar na vida das pessoas com acolhimento e gratidão. Como anúncio e presença angélica, diante da Igreja com título de Santuário, aos pés da Cruz e do ícone (Glória) de Nossa Senhora, obtém-se a missão de Maria Santíssima, ser protótipo de toda a Igreja, porto seguro aos peregrinos que estão a caminho rumo ao céu. “Estrela da evangelização”, como afirmou Santo Papa Paulo VI.

Todo cristão é chamado a inserir-se e a participar da grande peregrinação que Cristo, a Igreja e a humanidade realizaram e devem continuar a realizar nas caminhadas. A festa do Santuário Diocesano foi conduzida sobre o tema : “Como Maria, digamos sim ao chamado de Deus”. E o lema: “Faça-se em mim segundo sua palavra” (Lc 1,38). A reitoria do Santuário, na pessoa do Padre Alvelino Santos e vice reitor Padre Antônio Máximo Ribeiro, colaborador o Diácono Raimundo Nina,  diretoria do Círio, na pessoa Sra. Ana Calado e Sr. Ismael, empenharam-se na organização, estruturação, acolhimento, envolvendo o povo de Deus.

A Festividade de Nossa Senhora de Nazaré ocorre no mês de julho e agosto,  com a realização do Círio e de outras procissões, como a Romaria que marca a instalação do Santuário, Peregrinações nas Famílias, a Romaria Fluvial, o Círio das Crianças, Pedalada da Fé, Recírio, dentre outras. São centenas de pessoas nas ruas de Estandarte durante toda a novena festiva, que também conta com uma extensa programação de eventos como missas, oração hora média, o Arraial de Nazaré, apresentação das bonequinhas e Rainha do Círio etc.

   Com a transmissão ao vivo das missas pela Pascom de Candido Mendes e rádio local, o reitor do Santuário e padres convidados que presidiram as Santas Missas, enfatizaram com veemência em suas pregações aos fiéis, a mensagem evangélica de respeito à vida, solidariedade, oração e esperança. Assim, o Círio aconteceu, com tudo para glória de Deus, reunindo famílias em torno da fé, concórdia e esperança, a exemplo de Maria Santíssima, Nossa Senhora de Nazaré, inspirando nos fiéis a resiliência e resistência para lutar por um mundo novo de unidade e paz. 

   Pedimos a Deus bênçãos e graças por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, para toda nossa Diocese de Zé Doca.

Textos e Fotos: Pascom de Candido Mendes 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário