OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

DIOCESE DE ZÉ DOCA - CONVIVÊNCIA DOS VOCACIONADOS EM MARACAÇUMÉ


“Quem é chamado ao ministério não é senhor de sua própria vocação, mas administrador de um dom que Deus lhe confiou, para o bem de todo povo.” - Papa Francisco.

Aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Maracaçumé, dos dias 17 à 19 do mês de outubro de 2025, a visita e convivência dos vocacionados, que junto com o povo de Deus viveram dias de muita fé, oração, comunhão e fraternidade. A convivência teve a participação de 6 vocacionados da Diocese de  Zé Doca, o evento contou também  com a presença do propedeuta Eduardo,  dos padres que trabalham em Maracaçumé,  Pe. Josivaldo e Pe. Weverson, e com a presença do formador e reitor do seminário maior Dom Guido Maria Casullo, Pe. Brito, que esteve auxiliando o encontro durante os dias 17 e 18.  O início se deu às 18:30 com a celebração da Santa Missa na capela da matriz de Maracaçumé e foi presidida por padre Brito; nesta primeira noite de forma livre e tranquila, cada participante partilhou suas experiências de família e de trabalho na comunidade. 

No sábado pela manhã, depois da oração, pe. Brito apresentou as quatro dimensões que orientam todo o processo formativo: formação humana-afetivo, espiritual, pastoral-missionária e intelectual. Reforçando que, as quatros dimensões se entrelaçam e se completam; enfatizou também a grande necessidade de se trabalhar profundamente a dimensão espiritual e humana. Este momento foi rico de interação e partilha do grupo. No final da manhã deste primeiro dia, Dom João Kot, OMI, Bispo da Diocese de Zé Doca, se fez presente no encontro onde com seu exemplo de vida e missão, encorajou os vocacionados a sempre perseverarem e viverem com alegria, fé e esperança, o dom da vocação. 

No início dos trabalhos da tarde, foi rezado o terço da misericórdia e a oração vocacional da Diocese de Zé Doca. Pe. Brito concluiu este momento de oração comentando e explicando a riqueza e a importância de se rezar a oração vocacional da Diocese de Zé Doca. Logo após, Pe. Josivaldo apresentou aos vocacionados o que é ser um padre diocesano e qual seu carisma, assim ajudando-os a compreender mais sobre esta vocação. Também falou sobre a diferença de um padre diocesano e um padre religioso, para que assim, pudessem compreender e ajudá-los a discernir com mais firmeza o seu chamado.

Dando continuidade neste dia de convivência, às 19h, os vocacionados participaram do Luau da Juventude, que reuniu cerca de 130 jovens. O encontro foi marcado por muita espiritualidade, louvor e adoração. Logo no início, os vocacionados conduziram o Terço Vocacional, que deu início ao encontro, com os jovens. Após a oração do terço, os vocacionados se apresentaram aos jovens presentes, partilhando um pouco de suas histórias e do chamado de Deus em suas vidas. Logo em seguida, a programação seguiu com um momento de louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento que tocou profundamente o coração de todos os participantes.

 Na manhã do dia seguinte, 19 de outubro, acompanhados pelo Pároco, Pe. Josivaldo, os vocacionados realizaram visitas nas comunidades do Casulo e Centro do Jaci, um momento de fé marcado pela oração, escuta e conhecimento da realidade local das comunidades. Durante à tarde, dedicaram-se a ornamentação da Igreja juntamente com os fiéis, colaborando com os preparativos para a celebração em comemoração do aniversário de 21 anos de ereção da Paróquia de Maracaçumé. 

Encerrando o dia, participaram da Santa Missa Solene presidida pelo Pe. Josivaldo às 19h30 na Igreja Matriz. Ainda, antes de proferir a benção final, o Pároco os apresentou diante de toda a comunidade paroquial, logo depois, partilharam um pouco sobre as suas experiências durante estes 3 dias de convivência. Portanto, concluímos dizendo que foram dias de muitas bençãos e graças derramadas, famílias e vidas restauradas para Deus, uma verdadeira experiência vivida pelos vocacionados, tempo de graça, alegria e comunhão na vida em missão.


Por: Pe. Raimundo Brito e Sem. Propedeuta Antônio Eduardo.


Fotos: Pascom










Nenhum comentário:

Postar um comentário