Este retiro, foi ministrado pelo Padre Márcio Júnior, onde com riqueza abordava pontos do trecho do Evangelho de Mateus , cuja finalidade é revelar a espiritualidade o ministério do diácono, para todos que ali participavam.
O retiro iniciou com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo nosso Bispo Dom João kot, OMI, onde manifestava com alegria a proximidade da ordenação destes aspirantes ao diaconato e revelando também que há alguns anos o bispo tem rezado pela vida dos candidatos que chegariam a ordenação, mesmo sem saber quem seriam.
Neste tempo de retiro, o Pe. Márcio Jr. trouxe a importância do silêncio orante e da oração constante, que alimenta a alma do fiel servo. Não era apenas um encontro de pessoas que almejavam o serviço no 1º grau da ordem clerical, mas verdadeiramente uma experiência transcendente com o Divino, com o Deus que se fez servo sofredor, para a Glória de Deus Pai e a redenção do homem.
Não somente as formações eram importantes, mas também as partilhas, pois os candidatos trouxeram suas esposas, pois no diaconato permanente elas fazem parte importante e integrante desta vocação. Momentos a sós entre os casais eram vistos por todo o centro diocesano, revelando a mistagogia deste Sacramento matrimonial, através da conversa à dois, do companheirismo e da compreensão do mistério que adentraram ao ver se ordenar os respectivos maridos com o sacramento da Ordem.
O retiro se encerra da mesma maneira como se iniciou, através da Santa Missa, mostrando a íntima aliança deste 'sim' dado a Deus e que não foi fruto de uma experiência repentina, mas de um longo caminho de discernimento e amor a Deus.
Texto: Consagrado Renan Pereira
Fotos por: Pascom e Candidatos ao diaconato













Nenhum comentário:
Postar um comentário