OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 10 de março de 2021

COMUNICADO DIOCESANO: NOTA DE PESAR

 


          Irmã Daniela Rodrigues de Sousa, nasceu em 08 de junho de 1934, é natural de São Benedito do Rio Preto – MA. É de uma família de nove irmãos e irmãs. Foi batizada com o nome de Eunice. Antes de começar o seu caminho na nossa Congregação, ela trabalhava como enfermeira no hospital Português de São Luís, onde exerceu a profissão por 10 anos.  Quando as nossas três primeiras irmãs missionárias, chegaram a São Luís, em janeiro de 1966, uma delas pegou tifo, e foi internada no hospital onde trabalhava a senhorita Eunice. A mesma cuidou muito da nossa irmã enferma, e assim já com uma certa maturidade, foi conhecendo as irmãs e em 1968, partiu para Itália, juntamente com outras jovens vocacionadas, para fazer o noviciado. Professando os primeiros votos dia 15 de agosto de 1970, assumindo o nome de Irmã Daniela, nome esse dado pelo Padre Fundador, Padre Salvatore Vico, com o qual a mesma conviveu no tempo da formação e em outras temporadas que viveu na Itália.
     Voltando da Itália depois dos votos a sua primeira missão foi em São Vicente Férrer Diocese de Viana. Continuou seu trabalho como enfermeira em um ambulatório da Congregação, que naquela época salvou a vida de muita gente, por ser o único atendimento de saúde existente no lugar.


      Irmã Daniela foi a religiosa silenciosa, mas firme na formação de comunidades, das Ceb’s, do apoio aos lavradores na posse da terra. Nos últimos anos de sua atividade pastoral se dedicou especialmente a Pastoral da Saúde, fundando a casa da saúde alternativa de Peritoró. E muito se doou a Pastoral da Criança. Era muito ligada as tradições familiares, querida pelos seus familiares, que sempre a levavam nas viagens de férias. Sua vida comunitária como Filha de Jesus Crucificado, ela viveu em São Vicente Férrer, São Mateus, Peritoró, Livramento e São João das Neves. Anos de vida, compartilhados com a saudosa Ir. Antonietta Delogu.
      Muito atenciosa às visitas que chegavam na comunidade, com aquela atenção de preparar o quarto, oferecer o cafezinho...
    Nestes últimos tempos, já quase 5 anos, foi acometida pelo mal de alzheimer. E desde julho de 2020, estava em Bom Jardim, gozando dos cuidados amorosos das irmãs. Em agosto de 2020 celebramos com júbilo, seus 50 anos de vida religiosa, totalmente dedicada a Deus e aos irmãos, com simplicidade e alegria.
     “Nos resta a recordação da sua vida simples e generosa, oferecida pela santificação dos sacerdotes e pelo o Evangelho, no cotidiano serviço aos pobres” (Madre Feliciana Moro). A sua fortaleza, simplicidade e fidelidade até o fim, ela deixa para nós como herança. 
      Somente a Deus Honra e Glória pela vida de nossa Irmã Daniela. Ela fez a sua páscoa, dia 09 de março de 2021, as 20h, no hospital de Bom Jardim, onde estava há onze dias internada, em consequência de uma forte pneumonia, que a debilitou muito, que nem mesmo os inúmeros medicamentos e cuidados, conseguiam baixar a febre. Estava dependendo do oxigênio o tempo todo. 
    Atravessou o tempo com passo ligeiro e silencioso, deixando o sinal de uma caridade humilde e concreta em favor dos últimos. 
   Que o encontro Eterno com o Esposo Crucificado, seja para ela alegria e salvação. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário