SOBRE AS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA
Nº 07/2021
Amados Filhos e Filhas de Deus, paz, bem e saúde vos desejo.
Chegando o tempo intenso de celebrações peço que se preste atenção às orientações diocesanas e das autoridades sanitárias locais para que possamos viver a nossa fé e nunca contribuir com a proliferação do vírus Covid19.
Seguem algumas determinações gerais que devem ser acolhidas e implantadas. Cada pároco com os seus conselhos paroquiais devem analisar e fazer adaptações adequadas a realidade própria do município e da Igreja.
1. Continuam válidas as exigências de higienização dos locais de celebrações e o uso de máscaras e o álcool em gel. O distanciamento dentro das igrejas deve ser observado e onde há possibilidade, marcar outros horários das Missas para facilitar a participação do povo. Que as igrejas estejam abertas para as orações pessoais, que o atendimento das confissões obedeça às normas de proteção (que sejam marcados horários e dias para este serviço de misericórdia). Incentivamos as transmissões das celebrações. Que as reuniões com maior número dos fieis sejam evitadas.
2. A Missa do Crisma (da Unidade) será celebrada no dia 24 de março de 2021, às 10.00 horas, na Paróquia Nossa Sra do Perpetuo Socorro, em Governador Nunes Freire. Podem participar desta celebração os Presbíteros, os Diáconos Permanentes, os representantes da vida consagrada, os seminaristas que residem na diocese e da paróquia onde não tem nem religiosas e nem os diáconos, no máximo 02 leigos.
3. Durante a SEMANA SANTA que sejam observadas as seguintes normas:
- No Domingo de Ramos não haverá a tradicional procissão. Dependendo das circunstâncias pode - se usar para celebração a segunda ou terceira forma do Missal Romano (confira p. 229).
- Tradicional Missa do Perfume (Segunda-feira Santa) segue as normas gerais.
- Na Missa da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa) deve se omitir o rito de lava pés.
- Na Celebração da Paixão do Senhor (Sexta-feira Santa), a veneração da Santa Cruz, seja feita com uma simples genuflexão, não é permitido beijar a Sagrada Imagem.
- A Adoração ao SS. Sacramento seja feita em pequenos grupos e as igrejas abertas, com lugares marcados para que os fiéis livremente e com segurança possam fazer suas orações pessoais.
- Na Vigília Pascal (Sábado Santo) devemos omitir a preparação e a bênção do fogo. Que seja feita apenas a bênção do Círio Pascal e logo a proclamação da Páscoa. Também os possíveis batizados que sejam marcados para outro dia, para não aglomerar.
- O Domingo da Páscoa deve ser celebrado seguindo as orientações gerais das Missas.
4. É costume na Quaresma a Igreja fazer duas coletas universais: no Domingo de Ramos – a Coleta de Solidariedade da CF e na Sexta-feira Santa – dos Lugares Santos (para o sustento da Igreja na Terra Santa). Peço que os Párocos com os seus Conselhos Econômicos definam a forma como será feito (a Diocese não recebeu os envelopes para a CF – 2021). Nosso povo é solidário, sabemos disso muito bem, então peço que não sejam esquecidas estas coletas fraternas e solidárias.
5. Para evitar qualquer dúvida determino que este Comunicado seja lido nas Missas (no final de semana que antecede a Semana Santa), que seja compartilhada a sua publicação nos grupos da paróquia e que os Párocos com seus Conselhos orientem as lideranças leigas como preparar as celebrações e na hora de controvérsias ou duvidas me procurem.
Agradeço a Todos pela compreensão e colaboração. Vocês sabem que fazemos isto não para implicar com ninguém, mas para proteger a saúde e a vida de todos. Queremos o bem de todos mesmo e por esta razão repito, melhor prevenir que remediar. Desejo, desde já, um tempo abençoado de celebrações, o crescimento na fé e na esperança. FELIZ PÁSCOA! Muita vida nova e renovada a todos.
Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano
Ir. Ana Amélia Pereira Alcântara, IST
Chanceler
Zé Doca, 18 de março de 2021
Feliz Páscoa paz e bem
ResponderExcluirFeliz Páscoa paz e bem
ResponderExcluirFeliz Páscoa paz e bem
ResponderExcluirDeus nos abençoe. Boa preparação para a Páscoa!
ResponderExcluir