Aconteceu nesta quarta-feira, 24 de março às 10h da manhã, na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na Cidade de Governador Nunes Freire, a Missa Crismal, conhecida ainda como Missa dos Santos Óleos ou da Unidade.
Em razão pandêmica global do novo Corona vírus (COVID-19), bem como, da aplicação de medidas para a contenção dos seus efeitos no âmbito municipal e eclesiástico, participaram desta celebração os Presbíteros, os Diáconos Permanentes, os representantes da vida consagrada, os seminaristas que residem na Diocese e no máximo dois (2) leigos da paróquia onde não têm religiosos e nem diáconos.
Esta Missa, têm dois pontos fundamentais: 1) a bênção dos Santos Óleos, que são os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos; e a consagração do Santo Crisma.
2) a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo. Nesta celebração a manifestação da comunhão dos Presbíteros com o seu Bispo, exprime esta unidade.
O significado do óleo:
Óleo é de origem latina, "oleum", derivada do grego "élaion", que tem referência no óleo extraído dos olivais (élaia).
Este tem a finalidade de fazer brilhar o rosto (Sl 103,15) e é símbolo da alegria (Sl 44,8). Ser ungido pelo óleo significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). Mesmo edifícios e objetos podem ser consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo também alivia as dores e fortalece os cristãos, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis.
Na Liturgia da Igreja evidencia-se três óleos, chamados de "Santos Óleos": Óleo dos Catecúmenos, Óleo dos enfermos, e Óleo do Santo Crisma. Os dois primeiros Santos Óleos são abençoados e o terceiro, o Óleo Crismal, é consagrado pelo Bispo celebra com todo o seu presbitério na Quinta-feira Santa pela manhã (ou outro dia pastoralmente propício).
O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados, para que possam como Cristo, serem fortalecidos contra mal. Na falta deste óleo, outro poderá ser abençoado pelo padre antes de ser usado. O batizando é ungido com o óleo dos catecúmenos, no peito.
O Óleo dos Enfermos, que em caso de necessidade poderá ser abençoado pelo padre antes da unção do enfermo, é um sinal sensível utilizado na Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.
O Santo Crisma é um óleo perfumado, utilizado nas unções consecratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote.
Também é usado em outros ritos consecratórios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar, quando o Santo Crisma é espalhado sobre o altar e sobre as cruzes de consagração que são colocadas nas paredes laterais das igrejas dedicadas (consagradas). Os Santos Óleos, de modo particular o Santo Crisma, têm caráter sacramental.
Créditos fotográficos:
Tarcísio Juan Silva Gonçalves
AMÉM,amém,amém!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBelíssima a Santa missa
ResponderExcluirLouvado e glorificado seja o Santíssimo Deus,uno e trino,que por Jesus se ofereceu pela nossa salvação.
ResponderExcluirMuito lindo sente vontade de estar presente
ResponderExcluir