EVITEMOS A TODO CUSTO A MEDIOCRIDADE!
"A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo!"
(Mário Sérgio Cortella)
Há em todos nós, a necessidade de sair do básico, do morno e do médio! Sair da cultura da Mediocridade! Uma vez que mediocridade provoca apatia, desinteresse e falta de reconhecimento! Infelizmente, há ainda hoje um grande número de pessoas medíocres!
Entretanto, referir-se a este aspecto, não é xingamento ou tampouco desrespeito ao outro, muito pelo contrário, refletir sobre a mediocridade, é se dar conta do comportamento de acomodação, onde se fica na média, quando na verdade somos criados para ir além, vislumbrando a melhor perspectiva de nós mesmos!
Quem é medíocre, quer contentar-se com o que dar para fazer, ao invés de buscar o melhor nas diversas dimensões e âmbitos da vida humana, realmente importantes!
É cada vez mais impressionante o índice de pessoas que ficam no nível da mediocridade, a esforçar-se para elevar-se!
No contexto bíblico-cristão, precisamente em Mateus 25,14-30, o autor sagrado narra a parábola dos três empregados, entre os quais, um deles foi extremamente medíocre não sendo portanto, bem sucedido no todo da vida! O que caracteriza insensatez e reclamação! Diz o texto bíblico: "Um ganhou cinco talentos, outro dois e o terceiro só um..." (cf. Mt 25,15). Há relatos de pessoas que vivem reclamando do próprio talento; comparando o presente que lhes foi dado por Deus, com os de outras pessoas (faça uma análise de sua vida).
Os que vivem a mediocridade não procuram fazer o melhor, mas sim, o que é mais fácil e aquilo que geralmente vem pronto em suas mãos. O Cristão que vive assim, provavelmente não realizará a Obra Salvífica de Cristo na própria vida nem na de outrem!
Por isso mesmo, ao longo do Evangelho, Nosso Senhor sempre fez questão de combater a mediocridade, pois ela é a "boa intenção" que tenta impedir a plenitude da vida e da missão existencial! Para Jesus, a mediocridade sempre foi vista como uma ofensa terrível e letal à vida, sendo até mesmo ligada às possíveis possessões demoníacas!
É imprescindível que busquemos a excelência em tudo que formos realizar! Para isso, é necessário voltar o foco para quatro passos que qualitativamente ajudam-nos a deixar de lado a Mediocridade!
O primeiro passo refere-se à Vontade! Desperte sua vontade quebrando o encantamento que o aprisiona em um 'estado de dormência e baixa consciência!' Para tal desempenho, pergunte-se: em que desejas tornar-se? Deseje intensamente e acredite sinceramente!
O segundo passo tem a ver com o Preço! Tem sempre um preço a pagar! Haverá sempre um esforço e uma assinatura de contrato consigo mesmo! Para isso, comece pensando nas pessoas que você 'conhece' e que tiveram uma vida exitosa! Enfrente as situações impopulares, não tendo que agradar a todo mundo!
Já no terceiro passo, deparamo-nos com o campo da Reflexão, uma vez que essa é a parte interna da pessoa humana, onde se olha para si próprio, revendo as atividades que se pratica e questiona-se: estou fazendo só o que dá pra fazer ou estou fazendo o meu melhor? Busque a melhoria continuada, pois o melhor de hoje, deve ser muito melhor que ontem!
O quarto passo é o da Ação! Talvez ao final dessa leitura, digamos, já sabíamos disso tudo! Porém, não basta saber, pois conhecimento sem prática não tem resultado algum! Então, seja consistente, dedicado e perseverante! Sejamos mais que somente eficientes, é fundamental fazer escolhas coerentes, melhorando a qualidade de vida, vislumbrando àquilo que já pretendemos almejar futuramente!
Deus espera que saiamos da mediocridade, para tanto, analisemos a vida de homens e mulheres que viviam vidas medianas, até que foram despertados e levantados por Ele para portentosos projetos!
Foi assim com Noé, Abraão, Gideão, Rute, Ester, Davi, Isaías, Pedro, Paulo e, assim será com cada pessoa!
A cada dia evidencia-se viver acima da mediocridade, pois devemos pensar e realizar coisas com excelência, como profetizou Isaías: “Mas, o nobre projeta coisas nobres, e pela nobreza está em pé”
(cf. Is 32,8)!
Gastemos energia com boas escolhas para a obtenção de melhores resultados!
Pensemos nisto, com afinco e decisão.....!
Texto:
Pe. José Raimundo Pinheiro, Presbítero da Diocese de Zé Doca-MA, atualmente vigário na Paróquia São Sebastião em Carutapera.
Carutapera-MA, 31/01/2021
Festa de São João Bosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário